#006-Vozes inocentes

Artigo anterior
Próximo artigo

Filme que representou o México no Oscar 2005. É um drama que conta a história de Chava, um garoto de apenas onze anos. O filme se passa no Chile, na guerra civil de El Salvador, quando o exército recrutava meninos de doze anos para lutarem contra a guerrilha. E é com muita tristeza que vemos a destruição da infância, dos sonhos e do futuro das crianças em tempo de guerra.

Fiquei muito surpreso com a atuação do protagonita, o menino de dez anos que atua melhor do que muitos atores com o triplo da sua idade. A direção é boa e o filme todo se segura nos laços que são criados com o espectador. Assistimos com o coração na mão, preocupados com o que vai acontecer com aquelas pequenas almas. E é em meio de tiros e choro que o filme consegue passar seu recado: uma mensagem contra a guerra e principalmente contra o recrutamento de crianças.

Duas coisas me chamaram a atenção. A primeira foi a fotografia ágil. Cheia de zooms e movimentos. Isso, apesar de ser um pouco incômodo no princípio, deu um tom bastante realista a história. Uma aparência meio documental. Mas não sei se era preciso isso, já que, infelizmente, não é tão difícil assim acreditar nas imagens e nas situação que aparecem na tela.

Outra coisa que surpreendeu foi a presença de dois rostos já conhecidos: a Poliana e o Lucas, de Carrossel 2. Foi muito estranho ver os dois atores que faziam papéis tão bobinhos na novela mexicana aparecendo num filme mais sério e com a produção mais caprichada. Agora o destaque mesmo vai para o ator que fez o papel principal, sem dúvida!

Já li por aí alguns textos dizendo que o filme é exagerado e piegas, mas não concordo. Apesar de ser mexicano, o drama é bastante real e o sofrimento que as pessoas passaram não podem e nem devem ser amenizados. ‘Vozes inocentes’ mostra exatamente isso. Inclusive uma cena extremamente forte e violenta com os pequenos. Não vale a pena citar aqui… Está claro que foi um filme feito para comover. E conseguiu!


Voces inocentes (México / EUA / Porto Rico, 2004) Dirigido por: Luis Mandoki Com: Carlos Padilla, Leonor Varela, Xuna Primus, Gustavo Muñoz, José María Yazpik, Ofelia Medina, Adrian Alonso, Daniel Giménez Cacho, Jorge Angel Toriello…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Filme que representou o México no Oscar 2005. É um drama que conta a história de Chava, um garoto de apenas onze anos. O filme se passa no Chile, na guerra civil de El Salvador, quando o exército recrutava meninos de doze anos para...#006-Vozes inocentes