Super Hiper Mega Banner

#006-Vozes inocentes

Filme que representou o México no Oscar 2005. É um drama que conta a história de Chava, um garoto de apenas onze anos. O filme se passa no Chile, na guerra civil de El Salvador, quando o exército recrutava meninos de doze anos para lutarem contra a guerrilha. E é com muita tristeza que vemos a destruição da infância, dos sonhos e do futuro das crianças em tempo de guerra.

Fiquei muito surpreso com a atuação do protagonita, o menino de dez anos que atua melhor do que muitos atores com o triplo da sua idade. A direção é boa e o filme todo se segura nos laços que são criados com o espectador. Assistimos com o coração na mão, preocupados com o que vai acontecer com aquelas pequenas almas. E é em meio de tiros e choro que o filme consegue passar seu recado: uma mensagem contra a guerra e principalmente contra o recrutamento de crianças.

Duas coisas me chamaram a atenção. A primeira foi a fotografia ágil. Cheia de zooms e movimentos. Isso, apesar de ser um pouco incômodo no princípio, deu um tom bastante realista a história. Uma aparência meio documental. Mas não sei se era preciso isso, já que, infelizmente, não é tão difícil assim acreditar nas imagens e nas situação que aparecem na tela.

Outra coisa que surpreendeu foi a presença de dois rostos já conhecidos: a Poliana e o Lucas, de Carrossel 2. Foi muito estranho ver os dois atores que faziam papéis tão bobinhos na novela mexicana aparecendo num filme mais sério e com a produção mais caprichada. Agora o destaque mesmo vai para o ator que fez o papel principal, sem dúvida!
Já li por aí alguns textos dizendo que o filme é exagerado e piegas, mas não concordo. Apesar de ser mexicano, o drama é bastante real e o sofrimento que as pessoas passaram não podem e nem devem ser amenizados. 'Vozes inocentes' mostra exatamente isso. Inclusive uma cena extremamente forte e violenta com os pequenos. Não vale a pena citar aqui... Está claro que foi um filme feito para comover. E conseguiu! Cotação do Dai: ****
Voces inocentes (México / EUA / Porto Rico, 2004) Dirigido por: Luis Mandoki Com: Carlos Padilla, Leonor Varela, Xuna Primus, Gustavo Muñoz, José María Yazpik, Ofelia Medina, Adrian Alonso, Daniel Giménez Cacho, Jorge Angel Toriello...

Clique aqui para ver o trailer do filme Vozes inocentes:

Photobucket - Video and Image Hosting

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.