Super Hiper Mega Banner

#019-Saikano

Hoje tive a felicidade de terminar de assistir a série Saikano. E até agora estou surpreso com o que vi: um dos animes mais fortes e emocionantes que já assisti na vida. Prepare-se para chorar. E muito.

Saikano, cujo subtítulo é "The last love song on this little planet" é uma excelente série com 13 episódios que contam a história do namoro de Shuji e Chise. Os dois são estudantes e vivem suas vidas tranquilas até o momento que o Japão se envolve com uma guerra.

Os países envolvidos na guerra ou o que a ocasionou sequer são citados. O objetivo da série não é mostrar quem está certo, errado ou o que levou a ter uma guerra. A mensagem transmitida é como a ignorância das pessoas pode levar a destruição de centenas de vidas inocentes. Sabemos apenas que há uma guerra, mais nenhuma outra informação.

Shuji namora com Chise, uma garota atrapalhada e inocente. Mas a relação dos dois é fortemente abalada por causa da guerra, quando a menina é sequestrada pelo exército. Então entra a ficção, na sua forma cruel e simbólica, que é quando realizam um experimento que transforma Chise numa arma. Ela então passa a ser usada como principal forma de ataque contra os "inimigos".

Aceitar a idéia de uma estudante que se transforma em arma realmente não é fácil de aceitar, mas acreditando nessa possibilidade (que expressa significativamente a cegueira dos homens durante os combates, destruindo a ternura em nome da destruição) você pode apreciar essa incrível história.
Os capítulos são lentos. A história é narrada ora por Shuji, ora por Chise. E os outros personagens representam as demais pessoas. Civis que têm suas vidas alteradas para sempre por uma estupidez. Podemos ver pessoas com motivos vingativos para lutar (a violência gerando mais violência), um triângulo amoroso na escola e mais, muito mais.

Esse paralelo entre a calmaria de uma vida tranquila na escola com o horror dos tiroteios e explosões é exposto com perfeição em Saikano. A guerra é mostrada do seu modo mais real, onde vemos homens chorando por suas famílias e clamando por suas vidas. É triste, é extremamente triste. Os episódios são recheados de tragédias. Confesso que foi difícil assistir a série porque realmente te deixa triste. O ritmo é bem regular, muito bem dirigido, explorando ao máximo os personagens e explicando como eles se sentem. Os desejos, os sonhos, todas suas vidas. E tudo de uma forma melancólica e poética. Realmente não são todos que conseguirão captar tudo.
Para quem não assistiu, parece exagero ler tudo isso, mas confirmo que não é. Esse desenho conseguiu passar a idéia da valorização da vida e, principalmente, do que é o amor. Uma história de amor que é muito mais do que um romance entre jovens...

Os aspectos técnicos eu prefiro não comentar para não prolongar ainda mais este texto. O traço é bem simples (feio, como diz a maioria) e animação também não é das melhores. Agora a trilha sonora é muito bonita e consegue, junto com a história, derramar facilmente muitas lágrimas de quem assiste. Eu gosto muito da música de encerramento. E é com a tradução da letra dela que termino essa crítica. Cotação do Dai: *****
"Saishû heiki kanojo" (Japão, 2002) Dirigido por: Mitsuko Kase Com as vozes de: Shiro Ishimoda, Fumiko Orikasa, Shinichirô Miki, Miki Itô...

Adeus

Havia um vácuo em meu coração
Eu passei as noites de insônia apenas suspirando
E antes que eu soubesse, a manhã tinha chegado
Desejando ouvir a sua voz
Desejando sentir o seu calor
Sentimentos por você começam a aparecer
Minhas lágrimas transbordam
Adeus, minha amada
Eu ainda não posso esquecê-la
Adeus, é tão triste quando tudo termina com essa única palavra
Quando eu estava ansioso, você estava lá
Suavemente segurando minha mão
Envolvendo-me completamente
Se eu pudesse voltar para quando nos conhecemos,
Eu pensei tantas vezes
Como aqueles dias felizes seriam dolorosos agora
Não me deixe sozinho
Adeus, minha amada
Eu ainda não quero deixar meu amor terminar
Adeus, se essa única palavra
Desaparecesse desse mundo
Obs: será lançada também uma versão live-action da história, ou seja, com atores reais... Já foi feito o filme. Leia aqui sobre o filme de Saikano.

Clique aqui para ver a abertura de Saikano:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.