Super Hiper Mega Banner

#029- Despertar dos mortos

Segundo filme da trilogia dos mortos-vivos (seguido por O dia dos mortos), Despertar dos mortos é um filme curioso. Cultuado por ser uma das melhores obras de George Romero, hoje em dia pode ser considerado ruim para os novos fãs de filmes de terror. Primeiro porque os zumbis são lentos. Nada como aqueles mortos-vivos que correm e gritam como em "Extermínio" ou "Resident Evil". Aqui eles andam calmamente e são burros. Mas pelo menos são desesperados por carne humana! Outro detalhe que diferencia este dos atuais filmes do gênero é a maquiagem azulada das criaturas (do especialista Tom Savini), diferente do aspecto mais realista e putrefato das novas produções.

Agora a história. Um grupo de pessoas tenta encontrar um local para se esconder dos zumbis e acaba achando um shopping center. Cercados por todos os lados, eles ficam ali confinados. Então passam a consumir tudo o que é possível (imagine-se nessa situação) enquanto o tempo passa. A situação de isolamento e de apocalipse é realmente assustadora. Basta ler o profético slogan "Quando não houver mais espaço no inferno, os mortos caminharão pela Terra" para ter uma noção de como é perigoso viver nesse universo criado por Romero. Mas a idéia de se ter um shopping a disposição é praticamente reconfortante para nós, pobres almas consumistas e manipuladas pela publicidade. E é nesse vazio de consumo e objetos inúteis que os personagens passam a maior parte do filme, enquanto o resto do mundo é destruído!

Esse filme foi regravado recentemente como "Madrugada dos mortos", que tem um ritmo muito mais ágil e eletrizante. Os efeitos de computação gráfica permitiram uma série de cenas impactantes que antes não podiam ser feitas. Mas mesmo assim "Despertar dos mortos" é um filme que merece respeito. Sua longa duração (quase duas horas e meia) chega a cansar um pouco, mas pelo menos o filme têm muitas cenas de ação e muitos tiros e miolos voando. Prato cheio apenas para os fãs saudosistas. Cotação do Dai: ***

Dawn of the Dead (EUA / Itália, 1978) Dirigido por: George A. Romero Com: David Emge, Ken Foree, Scott H. Reiniger, Gaylen Ross, David Crawford, David Early, John Rice ...

Clique aqui para ver o trailer do filme Despertar dos mortos, de 1978:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.