Super Hiper Mega Banner

#031-Plano de vôo

Após morte do marido, Jodie Foster decide viajar com sua filha Julia para recomeçar a vida. Porém, após adormecer no vôo, ela acaba descobrindo que sua pequena criança de seis anos não está mais na aeronave. Sua sanidade fica em risco quando ninguém parece ter visto a menina e não se sabe onde ela pode estar. 

Esse lance paranóico me lembrou o filme "Os esquecidos", mas aqui a explicação para essa confusão mental é bem diferente. E eu não irei dizer aqui, é claro. Mas não espere por uma coisa muito emocionante e surpreendente. O trama se desdobra praticamente toda dentro do avião e é curioso imaginar o que vai acontecer, já que não são muitas as possibilidades a se fazer preso lá, não é?

Errado. Acontecem muitas coisas, ainda mais porque é um avião de dois andares cheio de lugares para se visitar. Mesmo assim ainda é possível sentir um tom meio arrastado em algumas cenas. A fotografia azulada e a trilha sonora sombria deixaram o filme com um aspecto frio e perigoso. E o filme é tratado de um modo sério e adulto, sem espaço para piadas. Mas é impossível não rir de algumas cenas, mesmo se tratando de um suspense e analisando o comportamento humano coletivo em situações de perigo (parece confuso isso que eu disse, mas quem assistir vai saber do que estou falando!)

No final de tudo, Plano de vôo se mostra um filme mediano. Poderia ser muito melhor, mas o suspense não funciona tão bem quanto devia. Alguns furos no roteiro estragam bastante a diversão e o pior problema, sem dúvidas, é o final absurdo. Jodie Foster faz uma coisa irracional e o que vemos depois é uma chuva de clichês que parece afundar, de uma vez por todas, a criatividade e a seriedade que o filme tentou construir.  
Cotação do Dai: ***
Flightplan (EUA, 2005) Dirigido por: Robert Schwentke Com: Jodie Foster, Peter Sarsgaard, Sean Bean, Kate Beahan, Michael Irby, Assaf Cohen, Erika Christensen, Shane Edelman, Mary Gallagher, Haley Ramm, Forrest Landis, Jana Kolesarova, Marlene Lawston...
Nota: repare na edição dos créditos iniciais, como eles interagem com as cenas; e os créditos finais do filme (o projeto computadorizado de um avião)

Veja aqui o trailer do filme Plano de vôo (legendado em português):

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.