#051- A ilha

Artigo anterior
Próximo artigo

Eu sei que esse filme foi fracasso de bilheteria nos Estados Unidos, acusado de plágio e criticado negativamente por muitas pessoas. Mas eu gostei. Para um filme de ação está ótimo. Além de explosões, perseguições e tiroteiros (coisas comuns em filmes assim) a história ainda critica a ciência e a ganância dos homens, embora isso só pincelado de leve e um pretexto para um filme de ação.

O grande problema de “A ilha” foi o jeito que a publicidade divulgou a história. Contaram a principal surpresa, o grande lance do filme. Aquilo que faria você arregalar os olhos quando soubesse. Mas quase todo mundo, inclusive eu, já sabe desse detalhe antes mesmo de assistir. E eu vou contar aqui porque é importante para fazer a crítica.

Ewan McGregor e Scarlett Johansson vivem num enorme e futurista complexo longe de tudo. Toda a população mundial foi contaminada e dizimada por alguma coisa mortal e os sobreviventes eram levados para o lugar, onde recebiam alimentação saudável e eram constantemente avaliados. Algumas pessoas eram selecionadas numa espécie de loteria para viverem na ilha, o último paraíso da Terra. Um lugar onde todos poderiam viver felizes. Até que um dia Ewan descobre que não existe uma ilha e tudo não passa de uma grande mentira.

Lendo isso você imagina uma grande conspiração, mas a sinopse estraga ainda mais e explica a verdade: eles são clones, criados apenas para servirem as pessoas reais (patrocinadores) caso eles precisem de algum orgão ou transplante. Uma alternativa exótica e cruel, visto que os clones são pessoas normais com consciências e sentimentos.

A primeira hora do filme é a melhor, com um bom suspense e clima de mistério. Depois é só ação. Correria de um lado para o outro, fugas espetaculares, veículos batidos e situações absurdas e mentirosas (James Bond ficaria com inveja) que só podem acontecer mesmo no cinema. A ilha é longo demais e ficaria melhor se acabasse sem as sequências finais (que parecem cenas de comercial de sabão em pó)

A fotografia é muito bonita (muito azul com amarelo) e a música-tema é muito boa. O elenco está bem, mas os papéis não exigiram muito dos atores, exceto disposição para correr sem parar. Scarlett Johansson está mais bonita do que nunca, só que sua atuação está morna, afinal ela só corre. Ou bom ou ruim, A ilha continua sendo só um filme de ação.
The Island (EUA, 2005) Dirigido por: Michael Bay Com: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Djimon Hounsou, Sean Bean, Steve Buscemi. Michael Clarke Duncan, Ethan Phillips, Brian Stepanek, Noa Tishby…

1 COMENTÁRIO

  1. Esse é o tipo de filme que não posso me esquecer se quer do nome nunca mais, deve ser lembrado por muitos anos pq é um filmaaaaço!! Nunca ví uma história dessa e tão bem feita… assista!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu sei que esse filme foi fracasso de bilheteria nos Estados Unidos, acusado de plágio e criticado negativamente por muitas pessoas. Mas eu gostei. Para um filme de ação está ótimo. Além de explosões, perseguições e tiroteiros (coisas comuns em filmes assim) a história...#051- A ilha