Super Hiper Mega Banner

#064-A marcha dos pingüins

Um documentário francês sobre pingüins está fazendo sucesso no mundo todo. Essa afirmação pode soar estranha, mas acredite, "A Marcha dos Pingüins" não é apenas um documentário. As imagens são todas reais, mas o ciclo da vida dos pingüins imperadores é tão interessante que é até espantoso acreditar que tudo é natural.

A diferença deste para outros diversos documentários é o jeito que ele é apresentado. Não ouvimos um narrador contando detalhes técnicos sobre os pingüins e sim dois narradores principais, que falam como se fossem os pingüins. E não é infantil. É tudo muito bonito e, acredite se quiser, dramático!

A história é muito emocionante e a narração deixa tudo ainda mais comovente. A figura dos pingüins andando lembra muito a de pessoas e a comparação é muito bem sucedida. É claro que as vezes esse recurso pode parecer exagerado e até piegas, mas o resultado é positivo. É inovador e cativante, como uma fábula, só que real.

O documentário ainda possui imagens lindas. As paisagens são espetaculares e em alguns momentos até parecem ser de computação gráfica, tamanha é a perfeição (estou me referindo principalmente à cena dos pingüins nadando) e é muito agradável assistir. Se você ainda não gosta de pingüins, espere para virar fã desses bichanos! :)
E ainda um ponto que merece, com certeza, ser destacado: a trilha sonora. Ela ficou por conta de uma cantora francesa chamada Émile Simon, que dá conta do recado com belíssimas músicas cantadas e instrumentais que permeiam a história, fazendo com que o filme fique sendo um documentário musical com tons de fábula! As canções se encaixam perfeitamente nas cenas e são belíssimas.

Apesar de cantadas em inglês, as músicas não estão na versão americana do filme. Lá, a trilha sonora ficou por conta de outro compositor e é Morgam Freeman (!) que narra a história. Isso quer dizer que destruiram por completo a idéia original do filme, deixando com cara de apenas mais um documentário. O que não é verdade. "A marcha dos pingüins" é muito mais do que isso e merece ser visto, com certeza. Aqui no Brasil, a versão nacional foi dublada por Patrícia Pillar e Antônio Fagundes. Mas é possível encontrar a versão original em francês, com cópias legendadas eletronicamente! :) Cotação do Dai: ****
La Marche de L'Empereur (França, 2005) - Dirigido por: Luc Jacquet Com as vozes de: Charles Berling, Romane Bohringer e Jules Sitruk.
***

Meus agradecimentos ao leitor e amigo Adrian Potter que me forneceu a trilha sonora do filme! As músicas são fantásticas.
E a seguir, a letra de "All is white":All Is White
Emilie Simon

All is white
I think it snowed
In the night
Everything is cold
So cold outside

I listen to the wind
All alone

I know it means
A storm will come

I want to live
In paradise
I want to live in the south
I want to live
In paradise
At the south of the earth tonight

All is white
I know it snowed
In the night
Everything is cold
So cold outside

I try to calm
It's a lonely trip
Listen to my eyes
Listen to my lips

At the south of the earth tonight
I want to live in paradise
I want to live in paradise

Veja aqui o o trailer do filme "A marcha dos pingüins":

Um comentário:

  1. Anônimo11:55 PM

    Eu ví o filme e a musica all is white é muito linda realmente

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.