Super Hiper Mega Banner

#070-Os olhos da cidade são meus

Há cinco anos mais ou menos, eu comprei um guia de filmes de terror e adorava ler as críticas. Mas muitos filmes eram praticamente impossíveis de assistir porque foram lançados em VHS e há muito tempo, estando fora de catálogo. Um deles era "Os olhos da cidade são meus". Quando encontrei o dvd para vender na banca de jornal, comprei e corri para assistir. Para deixar de enrolar: é excelente!

O título original, como você pode observar na capa, é Angustia. O filme foi dirigido pelo espanhol Bigas Luna e conta a história de John, um oftamologista que mora com sua psicótica mãe, interpretada por ninguém mais, ninguém menos que Zelda Rubinstein (a anã paranormal de Poltergeist) Acredite, com apenas 1 metro e meio ela hipnotiza o filho, fazendo com que ele siga suas ordens: extrair os olhos de pessoas (vivas, é claro)


O que parece ser um filme simples, surpreende completamente quando a imagem que vemos se distancia, fazendo com que vejamos uma sala de cinema. Sim, é um filme dentro de um filme. A trama se divide em duas, com o filme do princípio passando paralelamente ao novo filme, com as pessoas na sala de cinema assistindo, com medo. E se você achou complicado nem queira saber o que acontece depois!

A fusão das duas histórias acontece e contar mais só iria estragar as surpresas que acontecem durante o resto da projeção. "Os olhos da cidade são meus" tem um suspense muito bem construído, com uma trilha sonora bastante eficiente e momentos impecáveis, que lembram bastante as obras de Brian de Palma (Vestida para matar, Carrie, a estranha)

Outro ponto a favor, são as incríveis cenas de hipnose. Bastante perturbadoras, com cenas de pêndulos, luzes indo de um lado para o outro, vozes com intermináveis ecos, espirais e caracóis. Uma experiência fora do comum que transmite uma sensação muito estranha. Quanto à violência, ela é um pouco explícita, mas não assista querendo ver apenas o sangue. A cena da imagem da capa nacional é bem incômoda e acredito que tenha sido gravada de uma cirurgia verdadeira, já que é muito convincente! Enfim, um filme recomendadíssimo. Há muito não me divertia tanto com um suspense/terror tão bom! Obs: para quem não sabe, filmes de terror e suspense são os meus favoritos, por isso que gostei tanto do filme. Recomendo só para quem também gosta de filmes desse gênero. Cotação do Dai: *****
Angustia (Espanha, 1987) - Dirigido por: Bigas Luna Com: Zelda Rubinstein, Michael Lerner, Isabel García Lorca...

Abaixo você pode assistir o trailer, mas eu não recomendo porque têm muitas cenas do final, então estraga bastante a diversão. Só assista se você não quiser ver o filme mesmo. A imagem está mais escura do que a do dvd e o trailer está dublado em espanhol com legendas em inglês, sendo que o filme original é falado em inglês.

Photobucket - Video and Image Hosting

2 comentários:

  1. Anônimo7:36 PM

    Já pensei em alugar, mas fiquei desistimulado pelo nome idiota que ganhou aqui no Brasil, talvez eu veja, já que adoro filmes de terror, e que Zelda Rubinstein descanse em paz.

    ResponderExcluir
  2. Tatiana11:14 PM

    Eu assisti por recomendação de um amigo e por ter a Zelda Rubinstein no elenco, mas eu não gostei de forma alguma, achei mto cansativo, meio comico por vezes e as atuações das meninas no cinema era sofrivel, dava ate vontade de esganar ela. Mas o plot é interessante, algumas imagens mto bacanas, como a ja citada do olho e tb da junção de duas historias passadas a maior parte dentro do cinema.

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.