#070-Os olhos da cidade são meus

Artigo anterior
Próximo artigo

Há cinco anos mais ou menos, eu comprei um guia de filmes de terror e adorava ler as críticas. Mas muitos filmes eram praticamente impossíveis de assistir porque foram lançados em VHS e há muito tempo, estando fora de catálogo. Um deles era “Os olhos da cidade são meus. Quando encontrei o dvd para vender na banca de jornal, comprei e corri para assistir. Para deixar de enrolar: é excelente!

O título original, como você pode observar na capa, é Angustia. O filme foi dirigido pelo espanhol Bigas Luna e conta a história de John, um oftamologista que mora com sua psicótica mãe, interpretada por ninguém mais, ninguém menos que Zelda Rubinstein (a anã paranormal de Poltergeist) Acredite, com apenas 1 metro e meio ela hipnotiza o filho, fazendo com que ele siga suas ordens: extrair os olhos de pessoas (vivas, é claro)

O que parece ser um filme simples, surpreende completamente quando a imagem que vemos se distancia, fazendo com que vejamos uma sala de cinema. Sim, é um filme dentro de um filme. A trama se divide em duas, com o filme do princípio passando paralelamente ao novo filme, com as pessoas na sala de cinema assistindo, com medo. E se você achou complicado nem queira saber o que acontece depois!

A fusão das duas histórias acontece e contar mais só iria estragar as surpresas que acontecem durante o resto da projeção. “Os olhos da cidade são meus” tem um suspense muito bem construído, com uma trilha sonora bastante eficiente e momentos impecáveis, que lembram bastante as obras de Brian de Palma (Vestida para matar, Carrie, a estranha)

Outro ponto a favor, são as incríveis cenas de hipnose. Bastante perturbadoras, com cenas de pêndulos, luzes indo de um lado para o outro, vozes com intermináveis ecos, espirais e caracóis. Uma experiência fora do comum que transmite uma sensação muito estranha. Quanto à violência, ela é um pouco explícita, mas não assista querendo ver apenas o sangue. A cena da imagem da capa nacional é bem incômoda e acredito que tenha sido gravada de uma cirurgia verdadeira, já que é muito convincente! Enfim, um filme recomendadíssimo. Há muito não me divertia tanto com um suspense/terror tão bom! Obs: para quem não sabe, filmes de terror e suspense são os meus favoritos, por isso que gostei tanto do filme. Recomendo só para quem também gosta de filmes desse gênero.

Angustia (Espanha, 1987) – Dirigido por: Bigas Luna Com: Zelda Rubinstein, Michael Lerner, Isabel García Lorca…

Abaixo você pode assistir o trailer, mas eu não recomendo porque têm muitas cenas do final, então estraga bastante a diversão. Só assista se você não quiser ver o filme mesmo. A imagem está mais escura do que a do dvd e o trailer está dublado em espanhol com legendas em inglês, sendo que o filme original é falado em inglês.

Photobucket - Video and Image Hosting

2 COMENTÁRIOS

  1. Já pensei em alugar, mas fiquei desistimulado pelo nome idiota que ganhou aqui no Brasil, talvez eu veja, já que adoro filmes de terror, e que Zelda Rubinstein descanse em paz.

  2. Eu assisti por recomendação de um amigo e por ter a Zelda Rubinstein no elenco, mas eu não gostei de forma alguma, achei mto cansativo, meio comico por vezes e as atuações das meninas no cinema era sofrivel, dava ate vontade de esganar ela. Mas o plot é interessante, algumas imagens mto bacanas, como a ja citada do olho e tb da junção de duas historias passadas a maior parte dentro do cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Há cinco anos mais ou menos, eu comprei um guia de filmes de terror e adorava ler as críticas. Mas muitos filmes eram praticamente impossíveis de assistir porque foram lançados em VHS e há muito tempo, estando fora de catálogo. Um deles era "Os...#070-Os olhos da cidade são meus