#078-O exorcista, o início

O ex-padre Merrin é chamado para visitar e pesquisar uma igreja que acabou de ser encontrada. Assim, Merrin (que agora é arqueólogo) decide ir para essa exploração, no melhor estilo Indiana Jones (só que na versão do inferno). Se você espera ver alguma coisa parecida com o filme “O exorcista” é melhor desistir.

O exorcista 4 não é bom. Era para ter sido a primeira e mais aterrorizante experiência do padre Merrin com o Coisa-ruim. Mas essa continuação não conseguiu ter nenhum vínculo com o filme original. Mesmo assim muitas pessoas gostam porque foi feito justamente para agradar o público alvo: adolescentes que ouviram de seus pais que o filme “O exorcista” era assustador. Assim, “O começo” apresenta um desenvolvimento ligeiro e se desenrola de uma maneira muito fácil de ser assistida. Durante praticamente todas as cenas aparecem elementos sobrenaturais, com quase nenhuma cena “parada”, digamos assim. É ideal para quem quer ver ação, ao invés de um filme mais sério.
É muito fraco. Não consegue dar sustos e os efeitos especiais são terrivelmente mal feitos, com cenas usando sangue artificial computadorizado que lembram muito as lutas do jogo Mortal Kombat. Isso sem falar nas hienas, que são tão falsas que não conseguem enganar ninguém. Um fracasso. Além disso, a história não tem nada de interessante e depois de assistir até o final (se você conseguir, porque o filme parece durar anos) a única coisa que você vai querer é esquecer esse filme.

O curioso é que esse filme inicialmente foi dirigido por Paul Schrader. Porém sua versão não foi aceita por não ter tantas cenas de terror e ter sido considerada “chata”. Assim, um novo diretor (Renny Harlin) foi escalado e o resultado foi esse. Um filme cheio de cenas bobas.


Felizmente, a versão original de Paul Schrader foi lançada, com o nome: Dominion. Ainda não assisti, mas parece que é melhor do que “The beginning”. E eu não duvido disso. Mas apesar de ser tão ruim, “O exorcista: o início” ainda consegue ser melhor do que “O exorcista 2: o herege”, que é a pior continuação que já fizeram até hoje. Um filme tão ruim, mas tão ruim que deveria nunca ter sido feito. Até a parte 3 (O exorcista 3) conseguiu ser superior.

Exorcist: The Beginning (EUA, 2004) – Dirigido por: Renny Harlin. Com: Stellan Skarsgård, Izabella Scorupco, Remy Sweeney..

Observação: o Daiblog possui agora com uma enquete. Vote clicando aí no menu do lado. Obrigado pela sugestão, Peste Rosa! 🙂

1 COMENTÁRIO

  1. Esse eu assiti no cinema e adorei também. Não foi tão assustador quanto o primeiro mas não significa que seja fraco, é que o primeiro foi parâmetro mas esse foi também um belo terror. Agora o que eu mais gostei foi na estória sendo contada do início a parte da igreja enterrada, bem interessante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

O ex-padre Merrin é chamado para visitar e pesquisar uma igreja que acabou de ser encontrada. Assim, Merrin (que agora é arqueólogo) decide ir para essa exploração, no melhor estilo Indiana Jones (só que na versão do inferno). Se você espera ver alguma coisa...#078-O exorcista, o início