Super Hiper Mega Banner

#081-Na captura dos Friedmans

Se filmes de ficção conseguem nos emocionar e fazer pensar por terem a capacidade de fazer com que acreditemos nas atuações, um documentário consegue isso ainda com mais facilidade por se tratar de um fato. "Na captura dos Friedmans" é um premiado documentário que conta a escandalosa história de uma família destruída por acusações de pedofilia e abusos sexuais.

O conhecido e inteligente professor Arnold Friedman foi acusado de ter molestado alunos do curso de computação que ele dava em sua própria casa. Seu filho mais novo, Jesse (na época com 18 anos) também foi acusado e logo a imprensa divulgou a notícia, causando revolta e fúria numa pacata cidade dos Estados Unidos.

A melhor coisa de ver um documentário assim bem feito é a quantidade de informações. É descobrir mais dados e não se limitar a saber apenas o que a imprensa nos informou. Com vários anos de pesquisa, o filme mostra os dois lados da história e deixa um final para cada um ter sua própria interpretação para os fatos e as acusações.


Nesse ponto, o filme me lembrou outro documentário, o ótimo "Ônibus 174", que conta a história do trágico sequestro que aconteceu no Rio de Janeiro, apesar deste ser menos imparcial. Além de novas cenas, o filme conta bastante sobre a história do sequestrador, dando a oportunidade de ver o acontecido por um outro prisma. É muito fácil ter uma opinião sobre um assunto de acordo com o que temos nas mãos. É fácil ter uma decisão e julgar. Agora o mais prudente é saber mais do assunto, antes de tirar conclusões precipitadas.

Um fato surpreendente na história dos Friedman é que a família registrou muitos momentos em video. Gravaram as brigas e vários momentos problemáticos, o que permitiu o documentário ser muito mais dinâmico do que várias pessoas dando depoimentos enquanto aparecem fotos antigas. É possível ver e ouvir muitas discussões e perceber facilmente o inferno que aquela família se tornou.

Forte, denso, pesado e muito corajoso. Gostei e indico. Também recomendo o "Ônibus 174", ambos são ótimos.
Cotação do Dai: ****
Capturing the Friedmans (EUA, 2003) - Dirigido por: Andrew Jarecki Com: Arnold Friedman, Elaine Friedman, David Friedman...

Veja aqui o trailer do filme Na captura dos Friedmans:

Pesquisando um pouco sobre o assunto, li sobre o caso McMartin, um escândalo semelhante sobre abuso de crianças, com acusações que descobriram ser forjadas! E aqui mesmo no Brasil, com o caso da Escola Base. Para ler mais, clique
aqui. Recomendo a leitura principalmente para os colegas estudantes de Jornalismo, visto que a mídia tem um papel fundamental na divulgação de notícias que repercurtem na população. E o que deveria servir de utilidade pública pode acabar se tornando uma avalanche perigosa de injustiças.

Obs: não usarei nenhuma imagem do filme porque acho que a família já foi exposta até demais. Mas se você quiser ver algumas imagens e outras informações, clique
aqui e vá para o site oficial!

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.