Super Hiper Mega Banner

#083-Boogiepop Phantom

Uma estranha luz causa um blecaute numa cidade do Japão. Após isso, um arco-íria fica estampado sempre no céu da cidade e misteriosas coisas passam a acontecer. Na escola, uma lenda urbana é comentada por todos os alunos: Boogiepop Phantom, ou seja, a Morte. Ela aparece para levar algumas pessoas. E, em meio à cidade lotada de pessoas problemáticas, muitas pessoas estão desaparecendo sem deixar rastro...

Essa série de apenas 12 episódios é altamente recomendada para quem gosta de animes mais adultos. Lembra o clima sombrio da conhecida e consagrada série Serial Experiments Lain, embora a trama aparente ter um quesito mais sobrenatural e de terror. Nos episódios são apresentadas histórias de personagens que, de uma forma ou de outro, tiveram suas vidas modificadas por alguma coisa inexplicável. E, com o passar da série, todas as histórias se relacionam, num complexo e impressionante mosaico que explica o que, de fato, aconteceu.
"Boogiepop Phantom" é espetacular. O roteiro é muito elaborado e o jeito que a história é contada (dividida em cenas) deixa tudo ainda mais interessante. É por meio de flashbacks que as pistas aparecem e é preciso ter atenção máxima para entender. E também uma boa memória, para associar os personagens das histórias que já passaram com os novos que são apresentados a cada capítulo! A história beira o terror, mas também possui uma forte carga dramática e até mesmo filosófica, com questões sobre a existência humana e os desejos reprimidos das pessoas no mundo competitivo.

Não é um desenho para crianças, principalmente por causa dos temas apresentado
s. E é um desenho sem cabelos coloridos, nem olhos grandes e brilhantes. O traço é mais adulto e tenta ser o mais fiel com a realidade. Acho que com a mesma intenção de outras obras, como o excelente "Perfect Blue".

Algumas das histórias são tão interessantes que poderiam gerar ótimos filmes. No Japão foi feito um filme longa metragem com atores de verdade (live action), chamado "Boogiepop and others" mas não sei se a trama é a mesma da série ou é diferente. Mas a versão cinematográfica também é dividida em "cenas", fragmentada em pequenas histórias que se juntam no final. Confira ao lado o poster.

A trilha sonora é muito estranha e cumpre bem seu papel, com tons oscilantes e distorcidos. Sem dúvidas, uma série bem especial que merece uma conferida.
Cotação do Dai: ****Bûgîpoppu fantomu: Bûgîpoppu wa warawanai (Japão, 2000) - Dirigido por: Takashi Watanabe. Com as vozes de: Kaori Shimizu, Yu Asakawa, Kazuo Konta...
Veja aqui a abertura de "Boogiepop Phantom":

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.