Super Banner

#086-Orgulho e preconceito

Baseado no famoso livro de Jane Austen, "Orgulho e preconceito" é um excelente filme. Como não li a obra original, fico incapacitado de fazer comparações. Mas posso afirmar sem medo que a produção está impecável. O elenco também está muito bom e esse é, sem dúvidas, um filme inesquecível. Recebeu 4 indicações ao Oscar de 2006, nas categorias de Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Não tenha preconceito nem orgulho por causa do título. Apesar de ser um drama de época, a história não é chata nem monótona. São mais de duas horas de filme, mas o desenvolvimento é tão bom e interessante que nem se sente passar. O drama está sim presente, mas tudo envolto de muito bom humor e situações divertidas.
O filme conta a história das cinco irmãs Bennet. Temendo problemas financeiros, a mãe delas passa a fazer de tudo para que as filhas se casem. O que gera boas risadas, tamanha é a determinação da mãe e das filhas em arrumar um bom partido. A solução para isso é vista com a chegada de dois homens ricos. A trama se desenrola com foco no conturbado relacionamento entre a audaciosa Elizabeth e o pomposo e rico sr Darcy.
Apesar dos séculos, a trama é ainda atual e comovente. Infelizmente ainda existe hoje em dia toda uma hierarquização entre as pessoas, seja pela aparência ou pelo dinheiro. E é fácil julgar os outros por fatores menos importantes do que valores como honestidade e bom caráter. O filme mostra uma reflexão sobre isso, mas não de uma forma chata e sim muito leve e descompromissada.

Gostei muito. É como uma comédia romântica e dramática do passado! Muitos momentos românticos com paisagens e cenários lindos. Tudo muito bem feito. Repare nas longas tomadas, com a câmera percorrendo grandes espaços sem cortes. O filme começa assim, por sinal. E o jeito que o longa termina é surpreendente! Não estou falando como as coisas se resolvem e sim da maneira abrupta que aparecem os créditos finais. Quem assistiu sabe do que estou falando. Diga não ao clichê! Recomendadíssimo.
Cotação do Dai: *****
Pride & Prejudice (Reino Unido/França, 2005) - Dirigido por: Joe Wright Com: Keira Knightley, Rosamund Pike, Matthew Macfadyen...

Assista abaixo o trailer do filme legendado em português:

Google+