Super Hiper Mega Banner

#087-Amityville 2

Antes de falar exatamente sobre o filme, eu gostaria de escrever um pouco sobre o caso que realmente aconteceu. Para quem não sabe, a série de filmes Amityville começou por causa de um livro que contava experiências sobrenaturais numa casa que foi cenário de um terrível crime. Então se isso não lhe interessar, você pode ler a partir do texto branco, onde vou escrever sobre o filme mesmo.

Se você está lendo isso agora é porque quer saber mais da história real! :) Bom, tudo começou em novembro de 1974 com uma sangrenta chacina digna de um episódio do programa Linha Direta. Seis pessoas da me
sma família foram mortas a tiros. O acusado foi o único sobrevivente, Ronald DeFeo. Ele foi preso por ter matado os parentes.

Colocaram a casa a venda e, acredite se quiser, um família decidiu se mudar para lá. Os Lutz passaram a viver no lugar de passado sombrio e, pouco tempo depois, afirmaram ter presenciado uma série de sinistros eventos que culminaram na mudança da família. Muitos acreditaram que a casa foi construída em cima de um cemitério indígena e que o lugar era cheio de espíritos malignos. Então será por isso que Ronald matou a família? Por influência destes fantasmas cheios de ódio? O tribunal não acreditou e o rapaz acabou sendo preso.

Porém muitos acreditavam que aquele lugar era amaldiçoado. Os relatos da família Lutz viraram um livro, escrito por Jay Anson: The Amityville Horror: A True History. Logo o livro se transformou num imenso sucesso (foi até traduzido para o português, veja a capa!) e o cinema não perdeu a chance e decidiu fazer um filme sobre o caso.

E como todo filme de sucesso, ganhou continuações e mais continuações, somando 8 filmes da série Amityville (se for mais alguém me corrija, por favor)! E recentemente foi regravada a primeira parte, baseada no livro de Jay Anson. A casa foi alvo de diversos estudiosos, gente que acreditava nos fantasmas e outras pessoas que consideravam tudo uma grande (e lucrativa) mentira.

Bom, o caso divide pessoas. Muitos acreditam nos demônios na casa, outros não. Anos depois, Kathy Lutz admitiu ter inventado a história para conseguir um dinheirinho a mais. E conseguiu, com certeza... Agora vamos ao filme. Infelizmente não me lembro do primeiro e vou escrever apenas sobre o segundo, que revi recentemente. O segundo também foi baseado num livro, mas de outro escritor.
Meus sinceros agradecimentos a Ramona Aranha que me deu muitas informações e dados úteis sobre o caso.

Exibido na televisão como "Amityville 2: a possessão", lançado em vhs como "Terror de Amityville" e lançado lançado em dvd como "Amityville 2", este é o segundo filme da franquia "Amityville".

A família Montelli compra uma linda mansão. Cheia de cômodos e espaçosa, a casa parecia ser o lugar ideal para viverem com tranqüilidade. Porém eles não contavam com a presença negativa de espíritos malignos dispostos a tudo para acabar com a harmonia naquele lar.

A história pode parecer manjada e com certeza você já ouviu algo parecido antes. Mas acredite, o filme é bom. Sem perder nenhum minuto com enrolação, o suspense já é criado logo no início. Sem espaço para piadas ou alguma cena mais descontraída, mais e mais indícios são mostrados apenas para revelar uma coisa que você já sabe e tem certeza: tem algo muito errado com aquela casa!

Dolores, a mãe-esposa-dona-de-casa, é a única pessoa que parece notar que existe algo de estranho. Por isso procura a ajuda do padre Adamsky para benzer a casa. E a presença da igreja vai ser importante no combate das forças malévolas que habitam os cômodos. Energia negativa para dar e vender!
O roteiro é baseado no livro "Murder in Amityville" de Hans Holzer e eu considero assustador porque tem um clima muito estranho. É tenso, frio e os atores desconhecidos transmitem bem a idéia de pessoas normais que sofrem com os encostos. Infelizmente, perto do final, a trama vai perdendo suas forças e fica muito parecido com "O exorcista". Mesmo terminando de um jeito ruim, é um filme que merece destaque pelo seu clima real. Gostei muito dos movimentos das câmeras e de alguns efeitos especiais. Cotação do Dai: *** 1/2

Observação: no Brasil, saiu nas bancas uma edição com Amityville 2 e 3 num só dvd.

Amityville II: The Possession (EUA, 1982)Dirigido por: Damiano Damiani com: James Olson, Burt Young, Rutanya Alda...

Veja o trailer de 'Amityville 2: a possessão":

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.