#093-Janela indiscreta

Considerado por muitos a melhor obra de Hitchcock, “Janela indiscreta” é um filme brilhante. Conta a história de um repórter fotográfico que, após um acidente, fica em casa com a perna engessada. Nessa entediante condição, ele passa o tempo observando os vizinhos. E é por causa dessa curiosidade que ele passa a acreditar que ocorreu um assassinato.

Assisti o filme numa aula de semiótica e o filme tem tudo a ver com o assunto. A crítica aqui, entretanto, vai ser a respeito do fator entretenimento. E nesse ponto é impossível discordar que é uma obra de arte. O roteiro é muito envolvente.

Apesar de aparentar ser um tanto simples, várias situações dos apartamentos espionados são tratadas com cuidado. É como um mosaico de histórias, num cenário muito bem bolado e impressionante até os dias de hoje. E como, como se trata de um filme de Hitchcock, o suspense também está presente. Principalmente nos aterrorizantes momentos finais!
É muito interessante como o filme continua sendo bastante atual. Até hoje a curiosidade é uma característica humana que atrai as pessoas e faz sucesso. Programas como “Big brother Brasil” exemplificam isso com perfeição. Já é a sexta edição do programa e a audiência continua alta. Como se não bastasse, ainda existem os curiosos que pagam para poderem assistir 24 horas, tendo a oportunidade de observar a vida de pessoas desinteressantes. Por isso, o fotógrafo interpretado por James Stewart no filme é um personagem bastante comum. Uma pessoa como qualquer outra. E isso ajuda bastante a se identificar e se envolver com o filme.
Cotação do Dai: ****
Rear Window (EUA, 1954) – Dirigido por: Alfred Hitchcock Com: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey…

Veja aqui o trailer do filme “Janela indiscreta“:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui