#097-O preço de uma verdade

Stephen Glass é um jovem jornalista que fica famoso e trabalha para a revista The New Republic, que tem o mérito de ser uma publicação que fica a bordo do avião presidencial. Se o sonho de todo repórter é ser reconhecido e ter seus textos lidos por pessoas importantes, Glass poderia ser descrito como o melhor exemplo de sucesso na profissão.

Porém o teto de Glass é de vidro (não resisti), um vidro que ameaça se estilhaçar em mil pedaços ponteagudos que podem perfurar sua carreira de uma maneira letal. O motivo disso é simples. Um jornal online percebeu que muitas informações estavam estranhas e as fontes do artigo pareciam ser falsas.
Essa é uma história real de um caso impressionante. Mostra bem até que ponto algumas pessoas chegam em nome de reconhecimento e fama. Se o trabalho do jornalista era reportar assuntos reais, Glass cometeu exatamente o contrário, publicando artigos falsos numa revista de peso. O filme é ligeiro e fácil de assistir, com uma tensão crescente. A medida que mais pesquisam e descobrem as farsas do rapaz, mais desculpas são criadas e o final é fácil de entender. Recomendo para os colegas estudantes de jornalismo (que provavelmente já assistiram) pois é um longa que mostra exatamente o que nunca se deve fazer!

No elenco está Chloë Sevigny (de Dogville), Peter Sarsgaard (de Plano de vôo) e Hayden Christensen no papel principal. Interessantíssimo. Cotação do Dai: ***1/2Shattered Glass (EUA/Canadá, 2003) Dirigido por: Billy Ray Com: Hayden Christensen, Peter Sarsgaard, Chloë Sevigny…
Veja aqui o trailer do filme “O preço de uma verdade“:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui