Super Hiper Mega Banner

#105-B13 13° distrito

Confesso que não sou fã de filmes de ação. Quando vejo algum filme com explosões demais ou aquela velha história do homem que perdeu a família e quer vingança, passo longe. Por isso que evito qualquer produção que possua "atores" como Steven Seagal no meio, por exemplo.

Felizmente, o cinema nos reserva boas surpresas! "B13, 13° distrito" é um bom exemplo disso. É um filme francês com ação non-stop e seqüências incríveis de perseguição! Diversão garantida para quem gosta de filmes de ação. Ah sim, também tem uma história até que interessante, que se esforça em ser mais inteligente que o normal. Com direito a uma liçãozinha de moral no término.
Mas o grande atrativo, com certeza, não é a trama. 13° distrito se passa no futuro, quando a França decidiu ISOLAR os bairros mais violentos para proteger o resto do país e impedir que o crime se espalhasse por mais lugares. Então, no 13° distrito, um desses lugares, o crime é praticado dia e noite. E é nesse ambiente violento e sem regras que o filme se passa.

Apesar de ser um pouco futurista, a realidade do tráfico de drogas e do crime é algo muito fácil de ser imaginado como verdade. E o curioso é que, numa cena, aparece um rapaz assistindo uma novela brasileira na televisão. Com som original em português, vemos Antônio Fagundes e Regina Duarte contracenando juntos!!!
Como já disse e vou repetir, as cenas de ação são bem legais. E mostram o que se chama "le parkour", um esporte que está se difundindo agora pelo Brasil. "Le parkour" é exatamente o que você pode ver no video abaixo, ou seja, uma pessoa correndo e superando uma série de desafios e obstáculos até chegar um ponto. No filme, o rapaz foge dos bandidos, mas para praticar le parkour (o Percurso) não é preciso procurar briga com os mafiosos da sua cidade. Se você se interessou pelo assunto, sugiro que acesse os sites
Le Parkour Brasil e ABPK - Associação Brasileira de Parkour. Clique para visitar. E clique abaixo para ver o video.
Cotação do Dai: ***

Sinceros agradecimentos a Maxwellita que me cedeu informações sobre este esporte.

Banlieue 13 (França, 2004) Dirigido por: Pierre Morel Com: Cyril Raffaelli, David Belle, Tony D'Amario...

Veja aqui o trailer do filme B13 - 13º distrito:

Um comentário:

  1. Filmaço, que na minha opnião inovou, trazendo outras alternativas mais ágeis aos filmes de ação. Muito bom.

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.