#105-B13 13° distrito

Confesso que não sou fã de filmes de ação. Quando vejo algum filme com explosões demais ou aquela velha história do homem que perdeu a família e quer vingança, passo longe. Por isso que evito qualquer produção que possua “atores” como Steven Seagal no meio, por exemplo.

Felizmente, o cinema nos reserva boas surpresas! “B13, 13° distrito” é um bom exemplo disso. É um filme francês com ação non-stop e seqüências incríveis de perseguição! Diversão garantida para quem gosta de filmes de ação. Ah sim, também tem uma história até que interessante, que se esforça em ser mais inteligente que o normal. Com direito a uma liçãozinha de moral no término.Mas o grande atrativo, com certeza, não é a trama. 13° distrito se passa no futuro, quando a França decidiu ISOLAR os bairros mais violentos para proteger o resto do país e impedir que o crime se espalhasse por mais lugares. Então, no 13° distrito, um desses lugares, o crime é praticado dia e noite. E é nesse ambiente violento e sem regras que o filme se passa.

Apesar de ser um pouco futurista, a realidade do tráfico de drogas e do crime é algo muito fácil de ser imaginado como verdade. E o curioso é que, numa cena, aparece um rapaz assistindo uma novela brasileira na televisão. Com som original em português, vemos Antônio Fagundes e Regina Duarte contracenando juntos!!!
Como já disse e vou repetir, as cenas de ação são bem legais. E mostram o que se chama “le parkour“, um esporte que está se difundindo agora pelo Brasil. “Le parkour” é exatamente o que você pode ver no video abaixo, ou seja, uma pessoa correndo e superando uma série de desafios e obstáculos até chegar um ponto. No filme, o rapaz foge dos bandidos, mas para praticar le parkour (o Percurso) não é preciso procurar briga com os mafiosos da sua cidade. Se você se interessou pelo assunto, sugiro que acesse os sites Le Parkour Brasil e ABPK – Associação Brasileira de Parkour. Clique para visitar. E clique abaixo para ver o video.
Cotação do Dai: ***

Sinceros agradecimentos a Maxwellita que me cedeu informações sobre este esporte.

Banlieue 13 (França, 2004) Dirigido por: Pierre Morel Com: Cyril Raffaelli, David Belle, Tony D’Amario…
Veja aqui o trailer do filme B13 – 13º distrito:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui