Super Hiper Mega Banner

#109-Imagens do inconsciente 2

Interessantíssimo documentário que conta a história de Adelina Gomes, uma das pacientes da psiquiatra Nise da Silveira. Doutora Nise fez uma revolução na medicina quando começou a usar a arte para começar a entender e tratar pessoas com problemas. Ao invés de eletrochoque e medicamentos pesados, os pacientes passaram a usar tinta e pincel para expressar seu mundo.

Hoje existe o Museu de imagens do inconsciente, que abriga produções feitas pelos pacientes. Além de pintura, outras expressões culturais também foram trabalhadas, como esculturas e desenhos. O documentário é bem simples e direto, contando o caso de Adelina Gomes. E o título completo é: "Imagens do Inconsciente 2. No reino das mães: Adelina Gomes"

Adelina era uma jovem que sempre obedecia a mãe, respeitando-a e seguindo seus conselhos de uma forma bastante submissa. Certa vez, na adolescência, Adelina se apaixonou por um rapaz. Sua mãe não aprovou a relação e isso desencadeou um processo que levou-a à esquizofrenia. Contar outros detalhes sobre a história seria desnecessário, pois você pode ler mais informações sobre o caso no link do Museu de imagens do inconsciente. (clique para visitar!)

Imperdível e impressionante. Um mergulho numa mente perturbada. E mostra como a arte conseguiu revelar o que Adelina sentia. O trabalho da doutura Nise é realmente muito bonito e incentivador, mostrando que é possível um tratamento menos cruel e mais inteligente. Provavelmente quem se interessa por psiquiatria junguiana no Brasil já conhece essa obra, mas para quem quer conhecer melhor sobre subconsciente coletivo e demais conceitos interessantes, é bastante recomendado. Cotação do Dai: ****


Observação: não consegui mais dados sobre a produção. Só sei que ela é nacional e de 1987. No imdb (internet movie database) consta que o filme foi dirigido pela própria Adelina Gomes, o que é um equívoco por dois motivos: a paciente não dirigiu o documentário sobre seu caso; e ela faleceu em 1984, antes da produção do filme.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.