#120-Munique

Setembro de 1972. Durante as olimpíadas de Munique, na Alemanha, um grupo palestino cometeu um trágico ataque terrorista, que resultou na morte de todos os reféns. Mas as pessoas que planejaram tudo ainda estavam vivas. Por isso, um homem chamado Avner é designado para perseguir e matar 11 pessoas envolvidas no ataque.

Avner (Eric Bana), acompanhado de mais quatro outros especialistas, viajam pelo mundo todo em busca das pessoas, numa série de assassinatos em nome da vingança e “justiça”. Na equipe também está Robert, um especialista em bombas interpretado por Mathieu Kassovitz (francês que atuou com Audrey Tautou em “O fabuloso destino de Amelie Poulain” e dirigiu “Gothika, na companhia do medo“).
Steven Spielberg provou que ainda consegue fazer bons filmes sem ser no gênero família (com típicos finais felizes). Se em “Guerra dos mundos” eles apresentou alienígenas malvados (quebrando a idéia de Ets bonzinhos como “ET – o extra-terrestre” e “Contatos imediatos do terceiro grau“), em Munique a violência é bem explícita.

Contudo, os tiros e bombas são vistos por um olhar bem mais dramático do que filmes de ação. Cada assassinato não é feito de maneira tão banal e as mortes são sentidas. O filme é longo, se desenvolve bem, com a trajetória de mortes e ataques planejados.
Fica o dilema: Será mesmo que matando é possível ter paz? Guerras santas são realmente santas? Uma pergunta que parece ser bastante óbvia, mas que até hoje não parece ter uma resposta. Cotação do Dai: ***1/2
Munich (EUA, 2005) Dirigido por: Steven Spielberg. Com: Eric Bana, Daniel Craig, Ciarán Hinds…

Veja abaixo o trailer do filme “Munique“:

1 COMENTÁRIO

  1. Um filme de Steve Spielberg baseado em fatos reais, contando com Daniel Craig e Eric Bana no elenco, não tem muito o que falar. Uma história super interessante, segue num ritmo um pouco lento mas eu achei o máximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui