Super Hiper Mega Banner

#130-Banhos

Um velho e seu filho deficiente mental possuem uma casa de banho na China. O cotidiano dos dois é modificado quando o filho mais velho faz uma inesperada visita, achando que o pai havia morrido. E é por causa desse mal entendido que ele volta para sua antiga casa e percebe como está a situação de sua família. E passa também a relembrar do passado.

Não existe aqui no Brasil nenhuma casa de banho como na China, apenas spas. No filme, além de banhos, a casa fornecia massagens e terapias para os clientes, num ambiente onde velhos amigos se reuniam para conversar, relaxar e até fazer disputas de grilos (!). Mas o ato de tomar banho é praticamente universal e "Banhos" mostra uma visão oriental desse costume. Apesar de grande parte da história se passar dentro de banheiras, a história abrange muito mais do que os banhos. A relação dos três parentes é bem conduzida, de um jeito leve e ao mesmo tempo dramático. A atuação do personagem deficiente é tocante e, sem dúvidas, ele é o personagem mais cativante. O roteiro é simples, porém interessante, com personagens que formam um mosaico de costumes do dia-a-dia de uma cidade pequena.Uma discreta obra-prima que merece ser conferida. Filme gostoso de se ver com uma bonita e sensível mensagem sobre família e compaixão.
Cotação do Dai: ****
Agradecimentos especiais para a Marcela que me indicou e emprestou a fita VHS do filme (até o momento não existe ainda uma versão em dvd). Obrigado! :) E se você quiser me indicar um filme, deixe um comentário, no livro de visitas ou no mural!

Xizao (China, 1999) Dirigido por: Yang Zhang Com: Wu Jiang, Quanxin Pu, He Zeng...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.