#169-171

Remake americano do filme argentino “Nove rainhas“. O original foi dirigido por Fabián Bielinsky, cineasta que morreu recentemente (dia 28 de junho de 2006) em São Paulo, vítima de ataque cardíaco. Se você for ler o código penal (o que é uma coisa muito corriqueira de se fazer), vai descobrir que o artigo 171 trata de Estelionato, ou seja, “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento“. Daí você já vai ter uma noção sobre do que se trata o filme.

Richard Gaddis (John C. Reilly, de “Água negra” e “Eclipse total“) é um homem oportunista que vive de golpes e trapaças. Quando conhece Rodrigo (Diego Luna, de “E sua mãe também…“), decide que ele pode se tornar um ótimo parceiro em novas aventuras ilegais. Só que em quem se deve confiar quando o assunto é dinheiro e cada um está planejando usurpar a quantia do outro?

A trama é cheia de reviravoltas e situações engraçadas. Uma verdadeira aula de como elaborar planos e ganhar uns trocados extras agindo de má fé. Observação: O Daiblog não incentiva e nem apóia essas práticas. No elenco também está Maggie Gyllenhaal (de “Casa dos bebês” e que é irmã de Jake Gyllenhaal, de “O segredo de Brokeback Mountain“) e Jonathan Tucker (de “Dança dos mortos“).
Em suma, um filme bom. A história poderia ter sido mais detalhada. “171” passa bem rápido, com menos de uma hora e meia de duração. Mas é um tempo bem gasto, pelo menos.
Cotação do Dai: ***
Criminal (EUA, 2004) Dirigido por: Gregory Jacobs Com: John C. Reilly, Diego Luna, Maggie Gyllenhaal, Peter Mullan, Jonathan Tucker …

Clique aqui para ver o trailer do filme 171 (Criminal):

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui