Super Hiper Mega Banner

#176-O castelo animado

Hayao Miyazaki ficou conhecido no mundo todo depois de ter ganhado Oscar de melhor animação com "A viagem de Chihiro". Mas o que a maioria desconhece é que ele já fez vários outros filmes com a mesma qualidade. O meu favorito, por exemplo, continua sendo "Kiki's Delivery Service", que conta as aventuras de uma bruxinha que trabalha com sua vassoura voadora fazendo entregas. Muito bonito e divertido.

"O castelo animado" foi baseado no livro de Diana Wynne Jones e tem uma história bem mais complexa do que Kiki. O filme se passa numa terra onde existem mágicos, bruxos e feiticeiros. E existem também as pessoas normais, como Sophie. Ela é uma garota que trabalha numa chapelaria. Só que uma maligna bruxa lança um feitiço sobre Sophie, fazendo com que ela se torne uma velha de 90 anos!

Desesperada por causa da sua nova aparência, Sophie sai pelo mundo, tentando encontrar uma solução para seu problema. E acaba indo trabalhar como criada no tal castelo animado, que é o castelo de Howl, um poderoso mágico. O castelo não é animado por causa das festinhas que acontecem nos finais de semana e sim pelo fato dele se mover sozinho! É uma imensa bugiganga ambulante capaz de se locomover com pernas!
Então a vovó Sophie passa a viver uma nova vida, presa ao corpo idoso. E a história vai mostrar que a aparência não é importante quando os sentimentos são nobres. Mas o filme não é só drama não, tem espaço para bastante ação. Principalmente porque a cidade está em guerra e todos os magos e bruxos são convocados para ajudarem na batalha.

A animação nem merece ser comentada porque está excelente, com efeitos de computação gráfica bem mesclados com animação convencional. As paisagens são todas caprichadas, em especial o céu. A trilha sonora é muito boa, novamente de Joe Hisaishi (que já faz parceria com Miyazaki há muito tempo). Enfim, uma obra que estimula a imaginação e faz sonhar. Com uma bonita lição de moral sobre rendenção e amor.
Cotação do Dai: ****
Hauru no ugoku shiro (Japão, 2004) Dirigido por: Hayao Miyazaki Com as vozes de: Chieko Baisho, Takuya Kimura, Akihiro Miwa, Tatsuya Gashuin...

Veja aqui o trailer do filme "O castelo animado":

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.