Super Hiper Mega Banner

#183-Nina

Nina (Guta Stresser) é uma garota que aluga um quarto no apartamento da cruel Dona Eulália (Myriam Muniz). A velha é uma verdadeira bruxa que atormenta a vida de Nina, cobrando o aluguel insistentemente e humilhando a jovem. Mas todo mundo tem um limite e Nina está próxima do seu.

Já li muitas comparações do filme com a obra de David Lynch. De fato, algumas situações são estranhas & bizarras, lembram. O jeito da história também é parecido, imagens non-sense e um clima perturbador. Mas se é para citar um filme, eu diria "Repulsa ao sexo", de Roman Polanski. "Nina" lembra bastante o clima de loucura crescente da protagonista, assim como Catherine Deneuve.
"Nina" é acima da média. Não que seja original, já existem muitos outros filmes parecidos, mas este merece uma atenção especial por ser brasileiro! A fotografia é muito caprichada e a parte estética do filme chama atenção, tudo bem elaborado. A cidade de São Paulo é vista sob um olhar pessimista, algo do tipo "o inferno é aqui" e a maldade de Dona Eulália chega a ser cômica de tão caricata. E isso não prejudica, diverte. É um tanto forçado, mas deixa a história quase como um conto de fadas gótico. Isso mesmo, gótico.
Existem algumas ótimas seqüências de animação durante o filme. A protagonista extravaza os problemas nos desenhos e as representações animadas demonstram bem o sentimento de indignação. Afinal não são todos que conseguem sobreviver nessa selva de pedra e ainda acreditar num futuro melhor, certo? O escape se dá nas drogas, festas com orgias e música eletrônica. Vale a pena ver, nem parece filme nacional. E quando digo isso não é uma comparação em relação a qualidade, mas sim ao tema abordado e como o filme foi feito!

O elenco é cheio de participações especiais como Lázaro Ramos e Wagner Moura (ambos de "
Cidade baixa"), Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Renata Sorrah e outros. Cotação do Dai: ***1/2
Nina (Brasil, 2004) Dirigido por: Heitor Dhalia Com: Guta Stresser, Myriam Muniz, Milhem Cortaz, Abrahão Farc, Wagner Moura, Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Lázaro Ramos, Renata Sorrah...

Clique aqui para assistir o trailer do filme "Nina":

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.