Super Hiper Mega Banner

#194-Caixa preta

Seguindo a mesma linha de "Efeito borboleta" e "O operário", "Caixa preta" é um filme francês com uma misteriosa trama fragmentada em pedaços que vão se encaixando com o passar dos minutos. É preciso atenção e paciência para saber o que é realidade e o que é delírio. O filme conta a história de Arthur Seligman, um homem que sofre um acidente de carro e, após ficar um tempo em coma, acorda sem se lembrar de muitas coisas.

Para sua sorte, uma enfermeira voyeur escreveu todas as frases desconexas que ele falou. Essas frases seriam a voz de sua inconsciência, ou seja, sua caixa preta. Coisas que as pessoas se esquecem (ou tentam se esquecer) e estão gravas no subconsciente. Com a leitura dessas palavras, ele poderia compreender melhor sua mente, saber o que aconteceu e superar problemas antigos. Interessantíssimo, não?

A partir daí Arthur, (José Garcia, de "O sétimo dia") parte em busca de respostas. Tenta, sem sucesso, localizar o irmão e procura entender o que aconteceu no desastre de carro. Com a ajuda dos escritos, ele começa a se lembrar de coisas do seu passado. Algumas lembranças boas e outras traumáticas, da infância. Para deixar a história ainda mais agitada, alguns assassinatos inexplicáveis. E tudo isso com uma fotografia sombria e bem cuidada.
O filme é bom, com uma história que deixa todo mundo curioso querendo saber como vai se concluir. O final, entretanto, deixa muito a desejar. "Caixa preta" é daqueles filmes cheios de flashbacks e edição com imagens piscando. É muito parecido com outro já comentado aqui no Daiblog, "
O terceiro olho" (filme que também fala de acidente de carro envolvendo situações do passado e o relacionamento do protagonista com o irmão!).

Cotação do Dai: ***


La Boîte noire (França, 2005) Dirigido por: Richard Berry Com: José Garcia, Marion Cotillard, Michel Duchaussoy, Bernard Le Coq, Héléna Noguerra, Gérald Laroche...

Veja aqui o trailer do filme Caixa preta (legendado em português):

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.