Super Hiper Mega Banner

#209-Zona de risco

Zona de risco, mais conhecido como JSA - Joint Security Area, é um filme de Chan-wook Park (do ótimo "Oldboy"). Só a direção já dispensa comentários. Park também escreveu o roteiro mas, dessa vez, não tem nada de vingança, embora este também seja um daqueles filme que ficam na cabeça.

A história é sobre um crime que aconteceu na linha entre a Coréia do Norte e do Sul. Uma oficial coreana que cresceu na Suécia (interpretada por Yeong-ae Lee, a "
Lady Vingança") é enviada para investigar imparcialmente o ocorrido. Ela não precisa saber quem foi que matou, já que o acusado Byung-hun Lee (de "Três, extremos") já se confessou. O principal interesse da missão é descobrir o porquê. E parece que isso é o mais difícil.
Esse drama socio-político prende a atenção por causa da história misteriosa. Os acontecimentos da noite sangrenta são mostrados em flashback, numa forma fragmentada que não deixa o filme ser apenas uma investigação parada. E o mais interessante é que, por mais que exista toda uma mensagem social do confronto comunismo/capitalismo das Coréias, o assunto principal é um dos sentimentos mais antigos conhecido pelos homens: a amizade.

Uma amizade que terminou de maneira trágica. Todos os atores principais já trabalharam em outros filmes de Chan-wook Park. Também estão no elenco Ha-kyun Shin e Kang-ho Song (do denso "
Simpatia pelo Sr Vingança") em interpretações fantásticas.
Cotação do Dai: ***1/2
Observação: Foi anunciado em 2005 que o filme será regravado pelos Estados Unidos, o que não surpreende em nada a respeito da falta de criatividade norte-americana. O roteirista David Franzoni, que já esteve envolvido em produções como "Rei Arthur", "Gladiador" e "Amistad", vai dirigir um remake de Joint Security Area. A trama, como se pode imaginar, não se passará na fronteira entre as Coréias e sim na linha que divide Estados Unidos e México (!).

Gongdong gyeongbi guyeok JSA (Coréia do Sul, 2000) Dirigido por: Chan-wook Park Com: Yeong-ae Lee, Byung-hun Lee, Kang-ho Song, Tae-woo Kim, Ha-kyun Shin...

Veja aqui o trailer do filme Zona de risco - JSA: (trailer alemão)

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.