Super Hiper Mega Banner

#218-Vôo United 93

O dia 11 de setembro de 2001 foi marcado pelo maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos. O mundo inteiro parou diante do complexo plano de ataque que aconteceu no país. O que ficou na mente de muitos foi a explosão do World Trade Center. Mas além desse ataque, outros aviões foram seqüestrados com a mesma finalidade destruidora. O filme "Vôo United 93" conta a trágica história de um desses aviões.

Mesmo sabendo como o caso termina, é impossível ver o filme com tranquilidade. "Vôo United 93" foi gravado em tempo real, para aumentar ainda mais o realismo. Os personagens conversam coisas bobas e tudo foi filmado de modo natural. Algo do tipo: "foram eles, mas poderia ter acontecido com você também!". A câmera é inquieta e as vezes parece um documentário.

Mas o relato não é frio. O drama foi bem explorado, com o auxílio de uma trilha sonora crescente de tirar o folêgo. O começo da trama pode parecer um pouco lento. Todo mundo já sabe o que aconteceu, mas a história é mostrada de acordo com a versão oficial. Então muitos minutos são gastos na confusão da torre do aeroporto, onde os operários tentavam entender o que estava acontecendo.

Por isso que o ritmo pode ser um pouco difícil para quem espera um filme de ação, por exemplo. Agora se você espera um drama, tem mais chances de gostar do filme. Muitos passageiros ligaram para parentes durante o sequestro, seja para se despedir ou deixar uma mensagem (a última). Uma situação tensa e angustiante foi bem desenvolvida, especialmente nos minutos finais, que é uma das seqüências mais fortes que já assisti. Uma comovente luta pela sobrevivência, com pessoas comuns expostas a uma circunstância extrema de vida ou morte.
Se é ou não um filme comercial, não vem ao caso. Mas o cinema cumpre a função de emocionar e também fazer pensar sobre a violência e a intolerância. O filme ainda mostra o lado dos seqüestradores, com toda fé e determinação. Em uma palavra: intenso!
Cotação do Dai: ***1/2United 93 (EUA, 2006) Dirigido por: Paul Greengrass Com: Christian Clemenson, Trish Gates, David Alan Basche, Cheyenne Jackson...
Veja aqui o emocionante trailer legendado em português do filme Vôo United 93:


* * *
Photobucket - Video and Image Hosting

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.