#225-Oyama, o lutador lendário

Lançado no Brasil pela China Fimes (distribuidora especializada em filmes asiáticos de luta), “Oyama, o lutador lendário” surpreende porque não é exatamente um filme de luta. Existem momentos de pancadaria, mas a história se preocupa mesmo em contar a história real da vida de Choi Baedel Yang Donggeun, o criador do karate Kyokushin.

O filme começa durante a Segunda Guerra Mundial. Baedel foi um dos muitos coreanos que viajaram ilegalmente para o Japão. Depois de ser muito humilhado (algo semelhante à clássica cena da humilhação em público em “Laranja mecânica“), ele se dedicou a treinar cada vez mais.
Não é apenas um filme de luta como outros. Se fosse para classificar por um gênero, eu diria que é drama. A lição da vida de Baedel é uma prova de determinação e esforço. Ele combateu todos os líderes de escolas de artes marciais e virou uma lenda, sendo chamado por muitos de “o novo Musashi“. Porém o caminho não foi nada fácil. Baedel enfrentou sérios problemas por suas origens. São várias as cenas que mostram o preconceito que o protagonista sofreu em território japonês por ser coreano. E como o filme é da Coréia do Sul, a trama faz questão de mostrar muitos japoneses quase que como vilões. Uma boa opção para quem procura um filme de luta que não se dedica apenas para as cenas de combate, mas também para a história!

Cotação do Dai: ***1/2
Baramui Fighter / Fighter in the Wind (Coréia do Sul, 2004) Dirigido por: Yun-ho Yang Com: Dong-kun Yang, Aya Hirayama, Masaya Kato, Tae-woo Jeong, Doo-hong Jung…
Veja o trailer do filme Oyama, o lutador lendário:

1 COMENTÁRIO

  1. Depois de ver as maldades dos japoneses e o modo prepotente como se comportaram na 2 guerra mundial,fico realmente chateado…
    Parece que hoje em dia o povo japones é bem diferente do que foi antes,pelo menos é o que acho – e espero…

    Atitudes que nao esperamos mais ver no mundo no entanto se repetem por potencias europeias e pelos EUA…Espero contudo que todos os paises aprendam um dia a viver em harmonia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui