Super Hiper Mega Banner

#247-Pop music




Niila e Matti são dois amigos que se conheceram desde que eram crianças, na década de 60. Ambos moram numa cidade que fica entre a Suécia e a Finlândia. Um lugarzinho distante onde não acontece nada de interessante. Um dia os dois ganham um disco de vinil com músicas de rock. E o ritmo diferente repercute como um turbilhão na vida pacata dos dois. Já na adolescência, a dupla continua com a paixão pela música. Na escola, graças a um professor excêntrico, os meninos encontram a oportunidade de montar uma banda.


Este filme é uma divertida mistura de comédia com drama. É um pouco estranho se acostumar logo com o estilo da produção. A história já começa com um ritmo acelerado; a câmera é cheia de zooms e cortes rápidos. E o roteiro é cheio de referências das culturas da Suécia e Finlândia, países que produziram o longa metragem. Escrevo tudo isso para confirmar que "Pop music" é um filme diferente. Mas isso não quer dizer que seja ruim.


A parte dramática da história fica por conta da família de um dos amigos. O pai não aceita que o filho toque instrumentos e o garoto leva surras de cinto mesmo depois de se tornar adolescente. O problema familiar é desenvolvido paralelamente com a relação de amizade entre os protagonistas. Um sentimento de companheirismo que esconde algo a mais.


Filme interessante, com algumas cenas muito engraçadas. As paisagens européias são um estímulo a mais para assistir "Pop music". O final, entretanto, é muito brusco. A história termina de um jeito inesperado, quando menos se espera. Sobem os créditos e fica a impressão que poderia ter durado mais. Grande surpresa do Festival Mix Brasil.

Cotação do Dai: ***1/2

Populärmusik från Vittula (Suécia / Finlândia, 2004) Dirigido por: Reza Bagher Com: Niklas Ulfvarson, Max Enderfors, Tommy Vallikari, Andreas af Enehjelm, Björn Kjellman, Jarmo Mäkinen, Kati Outinen, Tarja-Tuulikki Tarsala, Göran Forsmark...

Veja aqui o trailer do filme "Pop Music":

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.