Super Hiper Mega Banner

#251-O arco



Confesso que fiquei com receio de assistir "O arco" porque li muitas críticas negativas a respeito do 12º filme de Kim Ki-Duk. Muitos críticos alegaram que a produção era excessivamente poética ou, em outras palavras, um filme parado e chato demais. E foi fácil acreditar nisso, já que o filme inteiro se passa dentro de um barco. Mas quando assisti, tive uma incrível surpresa ."O arco" é excelente! Um filme belíssimo, em todos os sentidos.


A história é sobre um velho senhor de idade que está apaixonado por uma garota. Ele planeja se casar com a jovem assim que ela completar 16 anos. O tranqüilo dia a dia dos dois é retratado de forma simples, com uma rotina sem muitas atividades que poderia ser muito monótona. Assim como "Casa vazia", o minimalista Kim Ki-Duk faz novamente um romance contado pelo silêncio. Os protagonistas não possuem um diálogo sequer durante o filme e, mesmo assim, se comunicam. O roteiro é sentimento puro.


O barco-casa da jovem é usado também como local de pescaria, com sofás para clientes sentarem e pescarem. Mas todos os olhares sempre vão para a adolescente, que é atraente e misteriosa. O velho usa um arco para atirar flechas e ameaçar quem se aproxima dela. E o mesmo arco também é usado como instrumento para as músicas da trilha sonora. Canções lindas que deixam o filme ainda mais bonito.



A relação entre os protagonistas é abalada quando surge um rapaz mais jovem. E quando é formado o triângulo amoroso, o velho sente que os planos de se casar com a jovem podem ser abalados. Sensível, sutil e poético. O final é impressionante e inesquecível. "O arco" foi feito antes de "Time" e depois de "Casa vazia".

Cotação do Dai: *****

Hwal (Coréia do Sul, 2005) Dirigido por: Ki-duk Kim Com: Yeo-reum Han, Si-jeok Seo, Gook-hwan Jeon, Seong-hwang Jeon...

Veja aqui o trailer do filme "O arco" legendado em português:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.