#254-A Intérprete


A intérprete é um filme que chama atenção por ter dois ótimos atores nos papéis principais: Nicole Kidman (como a personagem-título) e Sean Penn (como um policial). A história gira em torno de Silvia (Kidman), que trabalha como intérprete na ONU. Numa noite ela escuta sussurros (numa língua que poucas pessoas compreendem) sobre um assassinato do presidente africano que iria discursar nos Estados Unidos. Assustada, ela procura ajuda para evitar que aconteça uma tragédia.





A trama é interessante e inteligente, com um suspense bom de cunho socio-político. O possível alvo é um homem odiado por meio mundo, que governa um país na África num regime de ditadura e violência. São muitos os suspeitos quem querem matá-lo e também muitos os motivos. Mas o que surpreende mesmo é a carga dramática do roteiro, que foca os problemas pessoais da dupla principal.

O agente Keller (Penn) é um homem amargurado.




 Só descobrimos com exatidão o que aconteceu no final da história. Mas fica clara a insegurança sentimental do personagem. E o mesmo vale para Silvia. O curioso nisso tudo é a relação que os dois criam e o que aprendem sobre o perdão e a superação de traumas passados. Sem ser piegas, a história consegue criar uma mistura agradável entre o suspense e a ameça de morte com os sentimentos e anseios dos protagonistas.




Um thriller competente, com uma história bem atual. Mesmo sendo ficção, muitos países pobres sofrem com a corrupção (vide Brasil). Aqui não temos (ainda) problemas com guerrilhas armas e nem minas para amputar as pessoas. A violência é mais na falta de ética dos políticos mesmo. Mas enfim, “A intérprete” pode decepcionar quem espera um filme mais ágil e movimentado, porém nem por isso deixa de ser um bom filme.
Cotação do Dai: ***

The Interpreter (EUA / Reino Unido / França, 2005) Dirigido por: Sydney Pollack Com: Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener. Jesper Christensen, Yvan Attal, Earl Cameron, George Harris, Curtiss Cook…

Veja aqui o trailer do filme “A intérprete”:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui