Super Hiper Mega Banner

#269-Babel


Se "Crash, no limite" recebeu o Oscar de melhor filme no ano passado, "Babel" tem grandes chances de ganhar a mesma estatueta na próxima premiação. O filme de Alejandro Gonzalez Inarritu é forte, dramático e com um roteiro muito ambicioso de Guillermo Arriaga (de "Três enterros"). A história se passa em três continentes e envolve temas atuais e universais.


Brad Pitt e Cate Blanchett formam um casal norte-americano que está de viagem pelo Marrocos. O passeio é interrompido quando a mulher é atingida por uma bala perdida, fruto da brincadeira inconseqüente de duas crianças. Enquanto os turistas procuram ajuda médica, os filhos Mike e Debbie (Elle Fanning, de "Provocação") estão nos Estados Unidos sob os cuidados da babá mexicana Amelia (Adriana Barraza, em ótima atuação).


Do outro lado do mundo, no Japão, uma adolescente chamada Chieko vive com amigas num mundo silencioso e limitado. Ela é surda-muda e se comunica por sinais (o filme inteiro aborda várias formas de linguagem, daí o título). Todos os segmentos se desenvolvem simultaneamente e criam ligação com o passar dos minutos. Logo no começo é difícil entender o que uma japonesa tem a ver com crianças marroquinas, mas tudo se explica de forma mais fácil do que nos filmes anteriores de Inarritu: "Amores brutos" e "21 gramas". Se "Babel" possui um defeito, é ser linear até demais.


Gael Garcia Bernal (de "Sem notícias de Deus") também participa do filme, embora apareça pouco. O filme possui uma mensagem muito pacifista e bonita. De todos os segmentos, o mais interessante é o japonês. Todas as histórias são dramáticas e comoventes. Recomendado.Cotação do Dai: ****
Babel (EUA, México, 2006) Dirigido por: Alejandro González Iñárritu Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Peter Wight, Adriana Barraza, Elle Fanning, Nathan Gamble, Gael García Bernal, Rinko Kikuchi, Kôji Yakusho, Kumi Ohkawatsu...

Veja aqui o ótimo trailer de "Babel" legendado em português:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.