#280-Apocalypto

Esqueça os bons selvagens de “O novo mundo“. O novo filme de Mel Gibson novamente criou polêmica e foi criticado pela quantidade de cenas violentas. E não é para menos. “Apocalypto” mostra batalhas entre índios. O longa (longo mesmo, com mais de duas horas de duração) conta a história de um índio que teve sua aldeia atacada. Enquanto praticamente todos viraram prisioneiros, ele conseguiu esconder a esposa grávida e o filho pequeno dentro de um buraco!


O filme mostra Pata de jaguar (o protagonista) sendo levado junto com outros prisioneiros até o império maia. Existe um contexto histórico e cultural na trama, mas não é bem explorado. A reconstituição da sociedade maia infelizmente não é muito aproveitada, servindo de apenas de palco para os sangrentos sacrifícios.



Apocalypto” é, na verdade, mais um filme de ação com intermináveis perseguições. O que muda são as locações (matas fechadas) e armas artesanais! Praticamente metade da história é a fuga de Pata de jaguar, que precisa salvar a família que está no esconderijo. Então se você tem interesse em ver um índio correndo como um jogador de futebol (não vou dizer que ele é o Ronaldinho Gaúcho!) vai se divertir.

A trilha sonora de James Horner é muito boa como sempre. Algumas cenas foram bem filmadas e são bem realistas. Como o filme inteiro foi gravado em maia, o idioma diferente e os atores desconhecidos fazem com que tudo pareça mesmo verdadeiro. Mas é uma decepção descobrir que toda uma riqueza cultural foi soterrada por longas cenas de ação e correria. Isso além de animais e índios com piercings, é claro.

Cotação do Dai: **

Apocalypto (EUA, 2006) Dirigido por: Mel Gibson Com: Rudy Youngblood, Dalia Hernandez, Jonathan Brewer, Morris Birdyellowhead, Carlos Emilio Baez, Israel Rios, Israel Contreras, Espiridion Acosta Cache…

Veja aqui o trailer do filme “Apocalypto“:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui