#284-Perfume, a história de um assassino

Uma boa surpresa é “Perfume, a história de um assassino“. Baseado no famoso livro do alemão Patrick Suskind, o roteiro consegue mesclar suspense e drama na dose certa. Ben Whishaw está no papel principal, com o personagen Jean-Baptiste Grenouille, um rapaz que nasceu com o olfato apuradíssimo. Sendo capaz de distinguir qualquer cheiro do mundo, ele logo conseguiu a atenção de um famoso perfumista francês (Dustin Hoffman, de “O quarto poder” e “Sob o domínio do medo“).


A trama segue por rumos mais sombrios quando o Jean Baptiste fica encantado com o cheiro de uma jovem virgem, e o aroma feminino torna-se sua obsessão. Como já é possível imaginar pelo título, ele passa a cometer uma série de assassinatos na busca do perfume perfeito, com base nas essências das virgens.


Além do roteiro envolvente, que conta com uma narração muito boa, a produção do filme é outro ponto que merece destaque. A reconstituição de época (Paris, no ano de 1738) foi muito bem cuidada e a fotografia é um colírio. A bela atriz Rachel Hurd-Wood (a garota atormentada por fantasmas em “Maldição“) também está no elenco, embora sua participação na história deixe a desejar.

Ela aparece muito pouco e não possui muitos diálogos, embora seja uma personagem fundamental na trama. “Perfume” é um filme muito bom. Ótimo para quem gosta de histórias de assassinos e também para quem procura um filme bem realizado e com qualidade técnica acima da média. Segundo o site adorocinema, o orçamento de Perfume – A História de um Assassino foi de US$ 65,8 milhões. Trata-se do filme mais caro já feito na Alemanha até então. Clique aqui para ver uma versão ampliada do pôster.
Cotação do Dai: ***1/2

Perfume: The Story of a Murderer (Alemanha / França / Espanha, 2006) Dirigido por: Tom Tykwer Com: Ben Whishaw, Francesc Albiol, Richard Felix, Reg Wilson, Dustin Hoffman, Rachel Hurd-Wood, Alan Rickman…

Veja aqui o trailer do filme Perfume, a história de um assassino (com legendas em português):

1 COMENTÁRIO

  1. MARAVILHOSO! Essa palavra chega perto de resumir o que é o filme. Uma estória contada tão suave e delicadamente como uma fragância que chega sem avisar, quando se percebe já estamos a inalar aquele odor que nos remete à várias sensações, esse filme é assim. Não tem como mudar nada, ficou perfeito em tudo.

    Mostra a essência do ser humano, a alma sendo traduzida por um perfume, podendo assim ser alcançada por um dos sentidos, o olfato.

    Filme encantador de verdade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui