#283-Turistas

Foi criada uma grande polêmica por conta de “Turistas“. O filme mostra a trágica história de turistas que visitam o Brasil e são drogados, roubados e mortos. Existe até um abaixo assinado circulando na internet para que o filme não seja distribuído no Brasil. É um exagero toda essa muvuca por causa de um filme? Antes de responder vamos para a sinopse!

Um grupo de turistas está no Rapidão (um ônibus caindo aos pedaços) quando o motorista insano perde o controle do veículo e sofre um acidente. Como o próximo ônibus ia demorar muito para chegar, os turistas decidem ir para a praia beber e dançar!!! Mal sabem eles que os brasileiros estão com malignos planos para extrair seus cobiçados órgãos estrangeiros.

Depois de beberem caipirinhas com sonífero e dançarem funk e Marcelo D2, os turistas acordam na praia sem lenço e sem documento. Como não encontram nenhuma delegacia ou policial, acabam se aventurando na mata perigosa. Como dá para notar, o roteiro é fraquíssimo e conta com situações sem nenhum pingo de bom senso. Principalmente se você considerar que o filme era para ser de terror!


Turistas” mostra um Brasil cheio de pessoas agressivas e de má índole. Nenhum edifício é mostrado, só favelas, árvores, formigas gigantes, drogas, trabalho infantil e assassinos que matam em plena luz do dia. Ah sim, e mulheres promíscuas que vivem de biquini. Ninguém possui telefone ou celular! O filme, entretanto, foi rodado em Ubatuba e praia de Itamambuca, em São Paulo.

A comparação com “O albergue” é inevitável. Viajantes num país estranho que acabam se dando mal. Mas enquanto no filme de Eli Roth o terror acontece numa cidadezinha isolada, em “Turistas” o pânico é geral e praticamente não há para onde fugir! Algo como aconteceu em “Wolf Creek, viagem ao inferno“, que se passa numa estrada na Austrália. E será que por causa do filme as pessoas deixaram de visitar aquele país? Não!


É um exagero querer boicotar essa produção porque o filme já é ruim. E a propaganda boca-a-boca sempre funciona, mesmo quando ela é negativa. Não vale a pena assistir. Não porque “prejudica” a imagem do país, mas porque é um filme fraco mesmo! São poucas as cenas de terror. Em alguns momentos o filme parece “A praia“, com grutas subterrâneas e belas paisagens. Tirando isso e a música “Fico assim sem você“, interpretada por Adriana Calcanhoto e tocada no final do filme, “Turistas” é trash (no pior sentido).

Obs: E ainda sobre a polêmica “manchar” a imagem do país, é bom refletir sobre alguns filmes nacionais como “Cidade de Deus” ou “Carandiru” que mostram a “realidade brasileira”. Se o próprio país já exporta filmes que mostram um Brasil violento, o que são traficantes de órgãos, não é mesmo?

Cotação do Dai: *1/2

Turistas (EUA / Brasil, 2006) Dirigido por: John Stockwell Com: Josh Duhamel, Melissa George, Olivia Wilde, Desmond Askew, Beau Garrett, Desmond Askew, Beau Garrett, Max Brown, Miguel Lunardi, Lucy Ramos, Agles Steib…

Veja aqui o trailer do filme “Turistas” (com legendas em português):

1 COMENTÁRIO

  1. Não acho que isso seja preconceito com o Brasil, é uma estória de terror(tá mais pra suspense) como qualquer outra com cenas fortes e argumento pesado que é ambientada no Brasil mas não acho que isso seja de propósito uma coisa ruim a ser contada do Brasil até pq o que inspirou o diretor a rodar esse filme foi um fato que lhe aconteceu no Perú.

    É um bom filme, nada de demais. Vale a pena pra quem gosta do gênero eu particularmente gosto das atuações de Josh Duhamel e o filme me entreteu bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui