Super Hiper Mega Banner

#340-Lemming, instinto animal

Escolhido para abrir o Festival de Cannes em 2005, "Lemming, instinto animal" é um filme curioso por ter um roteiro não muito fácil de ser compreendido. Se logo na sua cabeça veio "Cidade dos Sonhos", quase acertou. A produção é tão fantástica quanto Mulholland Drive. E as comparações do diretor Dominik Moll com David Lynch são comuns.


Tudo começa quando Alain, um homem casado, decide convidar seu patrão para jantar. A esposa do empresário também o acompanha, a misteriosa Alice. Mas um clima negativo logo toma conta do lugar e as coisas não ficam tão bem. Na mesma noite, Alain encontra um bicho preso no cano da cozinha. Um lemingue, roedor que estava entupindo a pia. Esse bichinho é conhecido por se "suicidar" ao atravessar rios ou mares, quando toda uma comunidade de lemingues tenta migrar e acaba se afogando.


O que isso tem a ver? Tudo! Mas o lemingues não vivem na França. Então como foi parar lá dentro do cano? Esse é apenas um dos mistérios da trama. "Lemming" varia entre o suspense até o drama, com momentos realmente aterrorizantes e um toque sobrenatural que pode ser a explicação do filme. No elenco está a cantora e atriz Charlotte Gainsbourg, que, assim como o resto do elenco, se sai muito bem.


A história é imprevisível e prende a atenção durante todos os minutos. Foi-se o tempo em que se dizia que filmes franceses eram parados e chatos. "Lemming" é tenso e surpreendente. Impossível ficar com sono ou não pela estranheza das situações. E se você ainda acha que este texto foi insuficiente na sinopse, saiba que foi de propósito. É bom assistir "Lemming" sem saber de nada, para ficar surpreso a cada cena.
Cotação do Dai:****

Lemming (França, 2005) Dirigido por: Dominik Moll Com: Laurent Lucas, Charlotte Gainsbourg, Charlotte Rampling, André Dussollier, Jacques Bonnaffé, Véronique Affholder...

Veja aqui o trailer do filme "Lemming, instinto animal", com legendas em português:


Tecnologia do Blogger.