Super Hiper Mega Banner

#352-Transformers

Leia tudo (ou quase tudo) sobre os "Transformers" aqui no Daiblog! O que se esperar da parceria de Michael Bay (diretor conhecido por eletrizantes filmes de ação como "A ilha") com Steven Spielberg (mago de efeitos especiais e produções geralmente feitas sob encomenda para agradar toda a família) ? "Transformers" é ação do começo ao fim. Um filme muito bem produzido, com cenas de comédia, aventura e muitas, muitas explosões.
 


Tudo começou com os brinquedos Hasbro, que desde a década de 80 fazem sucesso e criam coleções e mais coleções do famosos Transformers. Para quem não sabe, os robôs possuem esse nome porque podem se trasnformar em outras máquinas, como caminhões, carros e outros artigos eletrônicos. As cenas das reconfigurações são impressionantes e velozes, com as peças se adaptando numa nova formação.


Depois de uma série animada, veio a idéia de surgir o filme com atores reais. Sam (Shia LaBeouf, de "Paranóia"), é um garoto simples da família Witwicky. Sem muitos atrativos, ele tem o sonho de ter o próprio carro. Mas o que ele não sabe é que o destino da humanidade pode ser decidido por um velho objeto do seu tataravô! Como assim? Assista e compreenda!


"Transformers" é o filme ideal para quem gosta de efeitos especiais e adrenalina. Muitas cenas parecem de video game, tamanha é a quantidade de computação gráfica. As câmeras são velozes, quase vertiginosas como no filme japonês "Casshern - Reencarnado do Inferno". Se o público mais jovem pode se divertir, os mais conservadores podem achar muito barulho para nada. São quase 2 horas e meia de batalhas e destruição de prédios, carros...


A história de "Transformers" começa dividida em dois grupos: a parte teen da trama (com o adolescente Sam e seus problemas juvenis) e a fatia mais "adulta" da história, com o governo e militares norte-americanos tentando entender o que são aquelas estranhas criaturas que estão tentando destruir a Terra. Os dois grupos logo se unem, enquanto o futuro do planeta é decidido entre gigantes metálicos.
Diferente de "Guerra dos mundos", os visitantes espaciais não são todos malignos. Os AUTOBOTS são os Transformers do bem, que tentam impedir que os vilões DECEPTICONS destruam o nosso planeta. No meio da batalha dos robôs estão os personagens humanos, que tentam sobreviver e salvar a Terra. No elenco estão também Josh Duhamel (de "Turistas") e John Turturro (de "Faça a coisa certa").
Cotação do Dai: ***1/2

Transformers (EUA, 2007) Dirigido por: Michael Bay Com: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, Rachael Taylor, Anthony Anderson, Jon Voight, John Turturro...
Veja aqui o trailer legendado em português do filme "Transformers":


E para você entender bem essa superprodução, confira abaixo o completíssimo glossário dos Transformers:

AUTOBOTS – este grupo de TRANSFORMERS representa tudo que há de bom no Universo e defende a liberdade para todos. Seu objetivo é manter a paz no Universo. Eles têm em

OPTIMUS PRIME um forte líder, mas quando é preciso, unem forças e trabalham em equipe para deter os DECEPTICONS.

CYBERTRON – CYBERTRON é o planeta natal dos TRANSFORMERS. O próprio CYBERTRON possui dentro de si um dos TRANSFORMERS, chamado PRIMUS, um antigo guerreiro que fez o sacrifício extremo e desistiu de sua habilidade de transformação para salvar o Universo do vilão UNICRON.
DECEPTICONS – Um grupo de TRANSFORMERS que usa seu poder para destruir qualquer coisa que estiver no seu caminho. Seu único objetivo é o domínio, e eles irão explorar qualquer um que estiver no seu caminho. Os DECEPTICONS mostram comportamento típico de gangues, e cada integrante é, acima de tudo, leal a si mesmo.

HUMANOS – A maioria dos humanos nunca viu um TRANSFORMER. Podem até saber de sua existência, mas não possuem nenhuma prova, como acontece com os OVNIs.

MATRIZ DE LIDERANÇA – Uma parte física que OPTIMUS usa dentro de uma cavidade no seu peito. A Matriz de Liderança é a “coroa” ostentada por cada Prime, ou líder. Atualmente está com OPTIMUS PRIME.

MEGATRON – Líder dos DECEPTICONS. Cruel e frio, MEGATRON tem somente um objetivo, o poder e controle total sobre toda a galáxia. MEGATRON é cruel por natureza desde a sua criação e escolheu usar o nome DECEPTICON em homenagem à sua habilidade para enganar.
MINI-CONS – São TRANSFORMERS pequenos, mas poderosos. Os MINI-CONS comunicam-se principalmente através de ações e sons. Eles são uma espécie de TRANSFORMERS pacíficos e trabalhadores que, tanto já se associaram aos AUTOBOTS, como foram escravizados pelos DECEPTICONS. No passado eles criaram fortes ligações com as crianças humanas, principalmente devido ao seu tamanho.

OPTIMUS PRIME – Também chamado OPTIMUS, ele é o líder dos AUTOBOTS. Há muitos anos, a Matriz de Liderança o escolheu para ser o próximo Prime, ou líder. Ele humildemente aceitou, mudando assim o curso de sua vida de um simples robô da classe trabalhadora em CYBERTRON para líder da mais forte e benevolente tropa do Universo, os AUTOBOTS. Quando lidera sua equipe nas batalhas, o grito de guerra de OPTIMUS é “Transformar e Rodar!”.
ESCANEAMENTO – Um dos dons de PRIMUS. Os TRANSFORMERS possuem a habilidade única e a tecnologia robótica necessárias para replicar uma forma e assumi-la com se fosse a sua. Geralmente para servir a um propósito específico, por exemplo, carro de corrida para viagens rápidas.
CENTELHA – A essência dos TRANSFORMERS , Centelha é o DNA digital ou a alma que habita cada um dos TRANSFORMERS. É lá que a mente e o coração vivem e a Centelha pode ser transferida para uma nova forma, a fim de preservar a individualidade de um TRANSFORMER. Acredita-se que é a Centelha que dá aos TRANSFORMERS suas qualidades quase-humanas de livre-arbítrio. Uma Centelha não pode ser totalmente apagada; sua energia não é criada nem é destruída. Se o corpo de um dos TRANSFORMERS for danificado e não puder ser reparado, a Centelha retornará para o poço de Centelhas em CYBERTRON até que uma nova forma adequada à sua essência esteja disponível, um processo semelhante à reencarnação.
CENTELHA DA COMBINAÇÃO - Um dos dons concedidos aos TRANSFORMERS por PRIMUS no passado. A Centelha da Combinação dá aos TRANSFORMERS a incrível habilidade de combinação com múltiplas opções. Esta habilidade é de grande ajuda quando um pequeno número de AUTOBOTS está tentando dominar um exército maior de DECEPTICONS. Uma rara habilidade dada a alguns esquadrões de TRANSFORMERS. A Centelha da Combinação dá a alguns TRANSFORMERS a incrível habilidade de combinação com múltiplas opções, para formarem um super-robô. Tornar-se um robô gigante em tamanho e força é uma habilidade muito atraente porém ela é acompanhada por um certo risco. Os membros de uma equipe Combo perdem partes de si mesmos, para formarem um conjunto maior. A força do robô combo é muito maior do que a soma de suas partes.

TRANSFORMAÇÃO – Habilidade de mudar de uma forma para outra. A transformação pode ser completa ou em parte, por exemplo, de veículo para robô ou arma, ferramenta, etc. A transformação acontece por uma razão específica, para facilitar uma viagem mais rápida, um ataque ou defesa mais eficientes.
MULTI-CHANGERS – TRANSFORMERS que possuem a habilidade de se transformarem não somente em robô ou veículo, mas em 3 ou mais formas.

COMBINADORES (consultar Centelha de Combinação). Os combinadores são TRANSFORMERS individuais que se combinam para formar um robô maior.

TRANSFORMERS – Uma raça alienígena, TRANSFORMERS não são robôs tradicionais, eles são seres biomecânicos que possuem sentimentos. Eles têm emoções e são indivíduos, mas não são humanos.
UNICRON – Um dos maiores TRANSFORMERS cujo formato alternativo é o de um planeta. O UNICRON é o mal supremo do Universo dos TRANSFORMERS, um devorador que tem o tamanho de um planeta e um enorme ressentimento contra seu antigo inimigo CYBERTRON. Ele não é AUTOBOT, nem é DECEPTICON, não é leal a nada, exceto a si mesmo.

Importante: TRANSFORMERS e todos os personagens relacionados são marcas registradas da Hasbro e são usados apenas com sua permissão. © 2007 Hasbro. Todos Direitos Reservados.

Em breve o novo layout do Daiblog, aguarde!
Adicione o Daiblog nos seus favoritos para não perder uma atualização!
Tecnologia do Blogger.