Super Hiper Mega Banner

#361-O homem duplo

A primeira reação ao ver "O homem duplo" é espanto em relação às imagens. O filme foi feito com uma técnica de rotoscopia digital. As cenas foram gravadas com atores reais e depois transformadas em animação gráfica. Isso resultou numa aparência diferente, que parece um desenho. Além do visual, o roteiro, baseado no livro de Philip K. Dick é um delírio no universo das drogas alucinógenas.
 


A trama é ambientada num futuro próximo onde uma droga chamada "substância D" é popular. O governo tenta controlar o consumo e a venda do produto, que cada vez cria mais viciados no país. Keanu Reeves interpreta um policial que trabalha para a polícia e passa a investigar o tráfico. Ele usa um moderno disfarce que é o torna irreconhecível. A roupa se transforma em vários rostos infinitamente.





Detalhe que o próprio "mocinho" é viciado na tal substância D. O diretor Richard Linklater (de "Antes do por do sol" e "Antes do amanhecer") conseguiu fazer um filme com muitos elementos psicodélicos, o que pode causar desconforto em que assiste. Não apenas pelas imagens vetorizadas, mas também pelo roteiro que gasta muitos minutos com conversas e delírios dos personagens sob efeito das drogas. O personagem de Robert Downey Jr. é hilário!


"O homem duplo" é um filme lento, que se desenvolve de maneira bem peculiar. É tudo muito confuso até o final, parte mais importante que explica as coisas com uma reviravolta. Fica no fim uma crítica bem sacada de um futuro pessimista. No elenco também estão Woody Harrelson (de "Quem é morto sempre aparece"), Winona Ryder e Robert Downey Jr. (de "Zodíaco" e "Boa noite e boa sorte").
Cotação do Dai:***

A Scanner Darkly (EUA, 2006) Dirigido por: Richard Linklater Com: Rory Cochrane, Robert Downey Jr., Keanu Reeves, Winona Ryder, Natasha Valdez, Steven Chester Prince, Woody Harrelson, Angela Rawna...

Veja aqui o trailer legendado em português do filme "O homem duplo":
Tecnologia do Blogger.