Super Hiper Mega Banner

#370-O corte

A competitividade no trabalho e a concorrência são os principais temas do filme "O corte". A comédia de humor negro conta a história de Bruno Davert, um homem bem sucedido que tem a vida virada de pernas para o ar no dia que perde o emprego de uma hora para a outra. Depois do choque inicia, ele encontra dificuldades para achar outra ocupação.


Sentindo-se pressionado, ele opta por métodos nada convencionais para conseguir ser o escolhido em alguma entrevista de emprego. Bruno decide assassinar todos os seus possíveis concorrentes, numa série de crimes que são engraçados e assustadores ao mesmo tempo. O protagonista do filme é um funcionário comum, uma pessoa que pode ser o seu vizinho de porta. E ele se transforma num serial killer maquiavélico e impiedoso. Tudo em nome de um bom salário!


"O corte" é um suspense com toques dramáticos e cômicos, mas o senso de humor é bastante refinado. Fica claro que existe uma imensa crítica ao mercado de trabalho ao modo que são feitas as seleções para algum cargo profissional. O diretor Costa-Gavras (de "Amém") conseguiu fazer um longa inteligente e com uma narrativa agradável.

O elenco está muito bom, principalmente o protagonista (interpretado por José Garcia, de "O sétimo dia" e "Caixa preta"). O personagem é atrapalhado e esforçado, sempre tentando cometer o crime perfeito na busca da tão sonhada estabilidade financeira. Vale a pena ver e se divertir!
Cotação do Dai: ****

Le Couperet (França / Bélgica / Espanha, 2005) Dirigido por: Costa-Gavras Com: José Garcia, Karin Viard, Geordy Monfils, Christa Theret, Ulrich Tukur, Olivier Gourmet, Yvon Back, Thierry Hancisse...

Veja aqui o trailer do filme O corte:
Tecnologia do Blogger.