Super Hiper Mega Banner

#436-O canibal

Não é de se estranhar que o crime de Armin Weiwes iria chamar a atenção da indústria cinematográfica. O canibal alemão ganhou as manchetes dos jornais do mundo inteiro e as pessoas ficaram impressionadas com o caso. "O canibal" é praticamente a mesma história de Armin Weiwes, mas adaptada para o cinema. Com o detalhe que a produção foi feita sem a autorização do verdadeiro canibal!
  


No filme, Katie (Keri Russell, de "Garçonete") é uma universitária que estuda o caso de Oliver (Thomas Kretschmann, de "O vidente", "Três vidas em um destino"). Assim como aconteceu na vida real, o homem sempre teve vontade de comer uma pessoa. E foi num site da internet chamado "Cannibal Cantina" que ele encontra um parceiro disposto a ser devorado.
  

O roteiro mistura flashbacks dos envolvidos no banquete fatídico com as investigações de Katie. A fórmula não funciona bem porque é bem mais interessante saber o caso do crime do que a universitária pesquisando sobre o assassinato. Por isso o filme se desenvolve de forma irregular, oscilando entre bom e o dispensável. O ponto positivo é que, felizmente, o caso foi tratado de forma madura.


Poderia ser um sangrento filme, que mostrasse a castração explícita do companheiro do canibal ou cenas mais violentas. E não é o que acontece. Predomina um drama sobre a personalidade dos personagens. Em especial de Oliver, num tocante retrato sobre a solidão. Ainda que existe aquela velha fórmula clichê da mãe dominadora (algo meio Norman Bates, de "Psicose 2", por exemplo), o longa não chega a ser fraco. Não apela para o sensacionalismo, que é um caminho muito fácil para uma produção do gênero.

Martin Weisz dirigiu depois "O retorno dos malditos", continuação de "Viagem maldita".
Cotação do Dai:
DaiblogDaiblogDaiblog

Leia também sobre outros filmes relacionados com o caso Armin Weiwes que já foram comentados aqui no Daiblog:
FEED, fome assassina
Fome de amor

Rohtenburg (Alemanha, 2006) Dirigido por: Martin Weisz Com: Keri Russell, Thomas Kretschmann, Thomas Huber, Rainier Meissner, Angelika Bartsch, Alexander Martschewski...

Veja aqui o trailer do filme O canibal:


Tecnologia do Blogger.