Super Hiper Mega Banner

#428-Lost Zweig

Stefan Zweig (Rüdiger Vogler) é o escritor austríaco do famoso livro "Brasil, país do futuro". O filme mostra como foi a última semana da viagem dele com a esposa Lotte (Ruth Rieser, que foi a primeira atriz estrangeira a receber o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro em 2003). Os dois vieram para o Brasil em busca de segurança, visto que eram judeus e estavam fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial.
  


Zweig chegou nas terras tupiniquins no dia 23 de fevereiro de 1942, na semana seguinte ao Carnaval. Hospedado no Rio, ele tentava conseguir vistos para parentes e colegas que estavam na Alemanha sofrendo com o Holocausto. Mas aqui no Brasil as coisas não eram as mais simples, já que o país estava na ditadura e as decisões todas dependiam de Getúlio Vargas.



Apesar dos principais atores serem de fora, o filme é uma produção nacional. É inteiramente falado em inglês e é estranho quando atores brasileiros como Daniel Dantas ou Odilon Wagner aparecem em cena sem falar português. "Lost Zweig" tem um ritmo lento. É um drama que conta uma história interessante de uma forma devagar.


Por esse motivo que não considero o longa como melhor representante do cinema nacional. Mas o filme não deixa de ser um documento interessante e histórico sobre uma fase da história do Brasil e sobre um pouco da vida de Stefan Zweig. Repare que o cineasta norte-americano Orson Welles- aparece durante um trecho da história.
Cotação do Dai: DaiblogDaiblog

Lost Zweig (Brasil, 2002) Dirigido por: Sylvio Back Com: Rüdiger Vogler, Ruth Rieser, Ney Piacentini, Odilon Wagner, Daniel Dantas...

Veja aqui o trailer legendado do filme Lost Zweig:





Daiblog
Como acontece com todos bons filmes asiáticos, "Medo" ou "A tale of two sisters" atraiu a atenção dos norte-americanos e os direitos de refilmagem foram comprados. Resultado: mais um remake. O grande problema é que o longa-metragem beira a perfeição, sendo uma má idéia mexer no que já foi tão bem sucedido.

O filme da Coréia do Sul é a mistura perfeita entre o suspense sobrenatural com um drama. Como se não bastasse o roteiro ser interessante e cheio de reviravoltas, a produção é impecável. A fotografia é belíssima e a trilha sonora arranca mais suspiros do que arrepios.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Elizabeth Banks (de "Homem aranha 3") e Arielle Kebbel como as irmãs que voltam para casa depois de uma temporada em tratamento psiquiátrico. Emily Browning (de "Desventuras em série" e "Navio fantasma") e David Strathairn (de "Boa noite e boa sorte") também integram o elenco.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Acima algumas imagens da refilmagem de "A tale of two sisters". Você pode ver as duas irmãs que possuem um forte relacionamento e tentarão superar traumas do passado. Agora é só esperar para ver...

Leia sobre o filme original clicando aqui.
Tecnologia do Blogger.