Super Hiper Mega Banner

#443-A bússola de ouro

Mais uma trilogia promete agitar as salas dos cinemas. E o primeiro episódio já foi lançado rodeado de polêmica: "A bússola de ouro". Com um elenco repleto e estrelas como Nicole Kidman ("A intérprete"), Daniel Craig ("Invasores") e Eva Green ("007 Cassino Royale"), o filme é baseado no livro homônimo do inglês Philip Pullman.
  


A história gira em torno de Lyla, uma garotinha que investiga o desaparecimento de crianças. Então ela partirá numa viagem repleta de perigos em busca de respostas. Mas não é bem um roteiro simples e infantil. Apesar da classificação no Brasil ser de 10 anos, a cena da batalha entre o ursos polares é bem violenta. E a própria história exige atenção do público pela complexidade.

Para começar pelo contexto onde a trama se desenvolve. É um mundo alternativo habitado por fadas, piratas e feiticeiras. Cada pessoa tem um dimon, que corresponde à alma da pessoa materializada na forma de algum animal. Os adultos têm um dimon com forma fixa, que se assemelha a sua personalidade. Já os dimons das crianças podem se transformar em diversos animais, uma vez que crianças ainda estão em processo de formação.


A polêmica que surgiu em torno de "A bússola de ouro" se deve a uma instituição chamada Magistério. No filme, o Magistério se assemelha muito a igreja cristã e é um poderoso grupo que tem como principal objetivo alienar a população. Os membros deste grupo representam os maiores vilões da história e é impossível não comparar os integrantes do Magistério com bispos ou padres. O clima sóbrio e as vestimentas são semelhantes ao clero. E foi por causa das igualdades (propositais, já que o autor do livro original é ateu) que um boicote foi organizado nos Estados Unidos.

Mas o principal tema da história não é a religião e a crítica não interfere no entretenimento. A produção é caprichada, com orçamento astronômico e efeitos especiais maravilhosos. A principal qualidade é a fusão entre os elementos reais e os digitais, que se unem com perfeição. Assim, não é possível saber se determinado cenário existe mesmo ou foi criação de algum computador poderoso.
  

A bússola do título é um acessório mágico que permite saber a verdade sobre qualquer assunto. O aparelho dourado será de grande ajuda para a pequena protagonista descobrir em quem confiar. Por ser apenas o primeiro de três filmes, “A bússola de ouro” acaba com um gostinho de quero mais e a promessa de mais aventuras para a pequena Lyla. Agora é só torcer para que as próximas partes não demorem tanto e sejam no mesmo nível do primeiro.
Cotação do Dai: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

The golden compass (EUA 2007) Dirigido por: Chris Weitz Com: Nicole Kidman, Daniel Craig, Eva Green, Dakota Blue Richards ...
Veja aqui o trailer de "A bússola de ouro" legendado em português:



Daiblog
2008 marca os 100 anos de imigração japonesa no Brasil. E para celebrar de forma cultural (e bem sonora), o Daiblog fez uma parceria com a rádio virtual Japan Music Radio. A emissora possui uma programação 24 horas com o melhor da música oriental.
Então a partir de hoje os visitantes do Daiblog podem ouvir músicas japonesas pela barra instalada na parte superior do Daiblog. Como nem todos gostam por música nipônica, você precisa acionar a rádio se quiser escutá-la. Mas é um procedimento bastante simples. Para ouvir basta clicar no play (o triângulo) e para parar, no stop (o quadrado).
Daiblog
Você também pode ouvir a rádio no próprio site da Japan Music Radio, ao acessar o link http://www.japanmusicradio.com/.
Se você se interessa por j-pop, j-rock, temas de anime e por sons da terra do sol nascente, não pode deixar de conferir a Japan Music Radio. E quem nunca ouviu os ritmos asiáticos tem a oportunidade de conhecer um pouco dessa cultura que está tão presente no nosso cotidiano!
Tecnologia do Blogger.