Super Hiper Mega Banner

#450-Desejo e reparação

O longa-metragem com maior número de indicações ao Globo de Ouro chega aos cinemas brasileiros e revela o potencial de uma belíssima produção. Ambientado na Inglaterra de 1935, “Desejo e reparação” mostra uma comovente história sobre a repercussão de uma aparente travessura infantil no destino de um casal jovem e apaixonado, formado por Cecilia Tallis (Keira Knightley, de "Camisa de força”) e Robbie Turner (James McAvoy, de “O último rei da Escócia”).
  


O rapaz trabalhava como caseiro na casa da jovem de família aristocrata. Por causa de um mal entendido, a irmã mais nova de Cecilia, Briony, acaba imaginando coisas. A fusão da realidade com a ficção na cabeça da menina (que mais tarde se torna uma escritora) se reflete no depoimento que ela presta para a polícia quando acusa Robbie de um crime que ele nunca cometeu. A prisão do homem altera para sempre a vida da irmã por causa da injustiça e da complicada situação dos países da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
 

Apesar de ser uma produção de época, a trama usa um recurso ousado e não é contada da forma clássica e padrão. Os acontecimentos aparecem de forma alternada, mostrando o que aconteceu antes, durante e depois da guerra. Entretanto o artifício não torna a película confusa. Pelo contrário, auxilia no roteiro e evita que o filme afunde nos campos de batalha, temática já muito explorada pelo cinema.

Destaque para uma impressionante seqüência na praia, com uma panorâmica de incontáveis soldados aguardando o resgate. A cena foi filmada em uma única tomada e conta com muitos figurantes, transmitindo bem a atmosfera mórbida e desgastada de um país pós-guerra e os resultados catastróficos de um campo de batalha.


Desejo e reparação” recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e Melhor Trilha Sonora, concedida ao compositor Dario Marianelli. O roteiro foi baseado no best seller de Ian McEwan, lançado no Brasil como “Reparação”. Não é a primeira vez que uma obra do escritor ganha uma versão cinematográfica. Em 2004 o livro “Amor para sempre” deu origem ao pertubador filme “Amor obsessivo”.

O diretor Joe Wright repete a parceria com a beldade Keira Knightley, que também protagonizou seu trabalho anterior, “Orgulho e preconceito”. No elenco também está Romola Garai (de "Dirty Dancing 2: Noites de Havana") e Vanessa Redgrave, de "Nip/Tuck 2ª temporada".

Mais do que uma simples história de amor, “Desejo e reparação” alerta sobre o poder das palavras e como elas podem ser decisivas nas vidas das pessoas. O filme também fala de perdão e da angústia daqueles que gostariam de voltar no tempo para se redimir de erros cometidos de forma impensada.
Cotação do Daiblog:
DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Atonement (Reino Unido / França, 2007) Dirigido por: Joe Wright Com: Saoirse Ronan, James McAvoy, Keira Knightley, Juno Temple, Harriet Walter, Romola Garai, Julia West, Vanessa Redgrave ...

Veja aqui o trailer do filme "Desejo e reparação" legendado em português:


Tecnologia do Blogger.