Super Hiper Mega Banner

#461-Senhores do crime

Quem for assistir “Senhores do crime” dificilmente vai acreditar que é um filme do mesmo diretor de clássicos de ficção escatológica como “A mosca” ou “Scanners, sua mente pode destruir”. David Cronenberg continua realizando um cinema diferente do que o tornou mundialmente conhecido. Ainda que a violência nua e crua impressione os desavisados, pode-se dizer que o longa-metragem é mais simples e digerível do que os seus anteriores.
  


O filme conta a história de Anna (Naomi Watts, de “
King Kong”, “O chamado 2”, "A passagem"), uma enfermeira que atende uma adolescente em trabalho de parto. Seriamente ferida, a jovem morre no hospital. Felizmente o bebê, agora órfão, consegue sobreviver. A garota não possui nenhuma identificação, exceto um diário que Anna encontra nos bolsos da vítima. Todo escrito em russo, ela decide levar o documento para a família (também russa) ajudar na tradução. Ela não imagina, mas a história narrada no pequeno caderno envolve a máfia. E enquanto Anna busca por respostas, se aproxima cada vez mais de um universo perigoso marcado por assassinatos e exploração sexual.


No elenco também estão Vincent Cassel (de “Fora de rumo”) e Viggo Mortensen, que repete a parceria com o diretor depois de protagonizar “Marcas da violência”. Este ano Mortensen concorre ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “Senhores do crime”. Na trama ele interpreta Nikolai, braço direito do chefão da máfia russa. A trama mostra a força dos costumes, da representação das tatuagens no meio mafioso e das tradições da Rússia, tudo dentro de uma história cheia de vinganças. E são justamente as cenas de acertos de contas que deixam o filme com mais ação.


O interessante é que toda a história se passa em Londres, país conhecido por abrigar pessoas de diferentes nacionalidades. Quem assina o roteiro é Steven Knight, que também foi responsável por “
Coisas belas e sujas” (indicado ao Oscar de melhor roteiro), outra produção que também fala de estrangeiros que moram em Londres. “Senhores do crime” é um longa-metragem eficiente. O roteiro é enxuto, a direção segura e boas atuações garantem que o filme seja uma boa escolha na hora de decidir o que ver nos cinemas.

Infelizmente não é como os antigos filmes de David Cronenberg, mas não merece de forma alguma ser desprezado. E para quem não conhece a fase antiga do diretor ficam as recomendações: o ótimo “Videodrome, a síndrome do vídeo”, o quase-trash “Calafrios” e os perturbadores “Crash, estranhos prazeres” e “Gêmeros, mórbida semelhança”.
Cotação do Daiblog:DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Eastern Promises (Reino Unido / Canadá / EUA, 2007) Dirigido por: David Cronenberg Com: Naomi Watts, Viggo Mortensen, Vincent Cassel, Armin Mueller-Stahl, Sinéad Cusack, Jerzy Skolimowski...

Veja aqui o trailer do filme "Senhores do crime":
Tecnologia do Blogger.