Super Hiper Mega Banner

#474-Juízo

Estréia nesta sexta o documentário "Juízo", dirigido pela brasiliense Maria Augusta Ramos. O longa-metragem foi exibido na mostra Première Brasil do Festival do Rio em 2007 e fala da dramática situação de menores de idade que cometem crimes. Filmado no Rio de Janeiro, o filme acompanha o processo de julgamento dos jovens e a rotina deles após a decisão judicial.

Um dos aspectos mais interessantes é que a lei brasileira não permite que menores de idade apareçam nas gravações. Ao invés de filmar e usar um mosaico para esconder o rosto dos menores infratores, a diretora optou por usar moradores reais de periferias para substituir as personagens originais. O recurso é um tanto questionável por se tratar de um documentário, que deveria mostrar a realidade.

Photobucket

Entretanto o resultado não prejudica em nada o realismo do filme, visto que não vemos nenhum rosto conhecido e as figuras na telona parecem mesmo que cometeram crimes. "Juízo" mostra alguns casos reais que foram acompanhados durante a produção do documentário. A narrativa intercala cenas na II Vara Regional da Infância e outras em unidades como o CRIAM – Centros de Recurso Integrado de Atendimento ao Menor.

Photobucket

Importante relato sobre as condições da justiça no Brasil e o despreparo nas medidas que deveriam ajudar na educação dos menores. É interessante também observar a preocupação em relação ao ambiente que os jovens vivem (no caso favelas) e como o local influencia nas más amizades e motivações para os delitos. Além de ser um documentário bem construído, comove quem assiste ao mostrar o final dos casos mostrados. E também por se tratar um tema verídico, é claro.
Cotação do Dai:
DaiblogDaiblogDaiblog

Juízo (Brasil, 2008) Dirigido por: Maria Augusta Ramos

Veja aqui o trailer do filme "Juízo":

Tecnologia do Blogger.