Super Hiper Mega Banner

#482-O retorno da maldição

Em 1977, o diretor Dario Argento (de "Jenifer, instinto assassino") fez o filme "Suspiria". Foi o início de uma trilogia que continuou com "A mansão do inferno" (1980) e terminou apenas em 2007 com a aguardada continuação "La terza madre" ou "Mother of Tears: The Third Mother" ou "O retorno da maldição: a mãe das lágrimas". O longa-metragem é estrelado pela filha do diretor, a atriz e cineasta Asia Argento ("Terra dos mortos", "Maldito coração"). Muita expectativa girou em torno da produção, afinal não é apenas mais um filme na carreira de Argento. É a conclusão de um de seus trabalhos mais conhecidos e comentados.

Os filmes anteriores falam de garotas que se deparam com magia negra e precisam enfrentar bruxas. As tramas, aparentemente inocentes, são cheias de violência explícita e uma estética inconfundível. Infelizmente na terceira parte não é possível ver uma fotografia com cores intensas, mas o estilo de Argento permanece. Seria fácil demais dizer que é uma produção trash, mas existe uma difereça entre intenção e descuido. Por isso não dá para negar que é um filme que realmente poderia ter efeitos especiais melhores, mas a qualidade da computação gráfica que aparece é o de menos.

Photobucket

Sarah Mandy (Asia Argento) trabalha em um museu. Muito cética, ela cuida de artefatos arqueológicos raros. Mas ela passará a crer no fantástico quando se ver em uma trama bizarra envolvendo uma seita de magia negra e uma série de assassinatos violentíssimos. Tudo começa quando uma urna é encontrada durante escavações. Dentro dela é encontrado alguns objetos antigos e o achado dá início a um acontecimento que pode representar a vitória do mal na Terra.

Photobucket

A terceira mãe do título é a Mater Lachrymarum, a Mãe das Lágrimas. Uma das três bruxas mais poderosas que espalha morte e infelicidade por onde passa. Com uma mistura de conto de fadas gótico com a paranóia de uma complexa e organizada companhia maligna de feiticeiras, o longa-metragem flui muito bem. É um terror cheio de perseguições. O que pode não animar o público geral é o tom fantasioso da história. Em alguns momentos, a história parece ser um tanto infantil por causa do tom fantasioso: poderes mágicos e coisas do tipo.

Photobucket

As bruxas com penteados sofisticados e personalidades caricatas parecem ter saído de algum desenho animado. Mas cuidado, as fortes cenas de violência mostram que definitivamente não é um filme para crianças. Depois de assistir ao péssimo "Jogador misterioso", confesso que estava ansioso em relação ao que seria "O retorno da maldição: a mãe das lágrimas". Mas não se preocupe, Argento sabe o que faz. E para os fãs, o resultado é como um presente.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

La terza madre (EUA / Itália, 2007) Dirigido por: Dario Argento Com: Asia Argento, Cristian Solimeno, Adam James, Moran Atias, Philippe Leroy, Daria Nicolodi, Coralina Cataldi-Tassoni, Udo Kier, Robert Madison, Jun Ichikawa...

Veja aqui o trailer de "O retorno da maldição: a mãe das lágrimas":

Tecnologia do Blogger.