Crítica: Desigualdades dão o tom de Zona do crime

Imagine um condomínio de luxo cercado por imensas grades com arame farpado. De um lado, luxuosas mansões e um mundo requintado e seguro. Do outro, a realidade: favelas e criminalidade. É neste cenário contraditório e terceiro mundista que se desenvolve o filme “Zona do crime“. O tal condomínio se chama La Zona e serve de casa para poucos afortunados enquanto a maioria da população vive fora da redoma de vidro.

Quando os dois universos se colidem o resultado não é dos mais pacíficos… E é exatamente o que acontece na história. Quando três jovens conseguem invadir La Zona, uma série de incidentes faz com que eles lutem para sobreviver. E no meio do conflito estão dois jovens: Alejandro (de uma família rica) e Miguel, pobre e foragido. Sem ter como voltar para casa por causa da segurança local, ele começa a ser caçado pelos moradores.

Zona do crime

Dirigido por Rodrigo Plá, o longa-metragem foi inspirado em um conto de Laura Santullo. O roteiro funciona com uma tensão crescente e alterna entre o suspense bem criado até o drama arrebatador. “Zona do crime” merece ser assistido não apenas pela proximidade com o que acontece na vida real, mas também por mostrar o lado sujo da classe alta da sociedade: subornos, corrupção e falsidade. Os habitantes do condomínio decidem fazer a justiça com as próprias mãos, omitindo da polícia o fato do adolescente pobre estar na propriedade privada.
Zona do crime

Estão no elenco Maribel Verdú (“O labirinto do fauno“, “E sua mãe também“) e Carlos Bardem, irmão do ator Javier Barden (de “Onde os fracos não tem vez“). Para quem se interessar pela história, uma boa notícia: a Dreamland Editora lançará em maio/junho o livro “Zona do crime“, de Laura Santullo. A obra reúne oito contos, incluindo o que deu origem ao filme de Plá: O outro lado, Tempo de valsa, O sorriso de Joaquim, Forasteiro sou para você, Zona do Crime, O vento no rosto, O cobrador e Final. Já o dvd do filme (que ainda será lançado) terá como extra o curta “El ojo en la nuca“. O filme ganhou o Oscar de melhor curta-metragem e é estrelado por Gael Garcia Bernal (“Babel“, “Sem notícias de Deus“). Filme recomendado!
Cotação do Daiblog:DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

La zona (México, 2007) Dirigido por: Rodrigo Plá Com: Maribel Verdú, Daniel Giménez Cacho, Alan Chávez, Daniel Tovar, Carlos Bardem, Marina de Tavira, Mario Zaragoza, Andrés Montiel…

Veja aqui o trailer do filme “Zona do crime” legendado em português:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui