Super Hiper Mega Banner

#512-Código desconhecido

Dirigido por Michael Haneke ("A professora de piano" e "Violência gratuita"), o filme "Código desconhecido" fala dos problemas de comunicação que surgem no atual mundo globalizado. Não apenas pelas óbvias diferenças da língua ou costumes culturais entre um país ou outro (o dinamarquês quem nunca estudou chinês não vai conseguir compreender o filme "Escravas da vaidade" sem legendas, por exemplo); mas também pela dificuldade que as pessoas têm em se entender e se expressar.

Como também é possível observar em outro filme do diretor, o excelente "Cachê", a França parece ser um país com pessoas de diversos locais do mundo. É nesse contexto com grande variedade de etnias que se passa "Código desconhecido: inacabado de várias jornadas". Como o título sugere, a produção mostra uma série de histórias que se entrelaçam de certa forma. E tudo tem início com a fantástica cena inicial. Um plano seqüência de tirar o fôlego que vale o filme inteiro.

Código desconhecido

Vemos um jovem jogando lixo em uma mendiga no meio da rua. A atitude gera revolta em um rapaz negro que observa a falta de educação e exige que outro peça desculpas para a moradora de rua. Com a chegada da polícia, a cor da pele do jovem terá um peso a mais. Depois do acontecido, o roteiro se desdobra em todos as personagens envolvidos. Acompanhamos a história a mendiga (uma romena que vive ilegamente na França), uma atriz (Juliette Binoche, de "Perdas e danos", "Invasão de domicílio") e outros casos.

Código desconhecido

Sem um final fechado, é um filme forte e realista. Certamente não é um obra para todos. Por não ter uma estrutura convencional, ninguém sabe onde a história quer chegar ou quem seria a personagem principal. Haneke usou o cinema para criticar a xenofobia e os comportamentos humanos. No final de tudo, temos a impressão que não somos muito diferentes de crianças tentando se comunicar através de mímicas.
Cotação do Daiblog:DaiblogDaiblogDaiblog

Code inconnu: Récit incomplet de divers voyages (França / Alemanha / Romênia, 2000) Dirigido por: Michael Haneke Com: Juliette Binoche, Thierry Neuvic, Josef Bierbichler, Alexandre Hamidi, Maimouna Hélène Diarra ...

Veja aqui o trailer do filme "Código desconhecido":


Photobucket

O ilustrador e quadrinista profissional Daniel HDR esteve no Kodama DF (Convenção de Anime e Mangá de Brasília). Além de participar de uma palestra sobre quadrinhos no Brasil, ele também atendeu pedidos de desenhos de fãs e fez caricaturas.

HDR trabalhou nos Estados Unidos desenhando os quadrinhos do anime "Digimon". Também foi o responsável pela adaptação para os quadrinhos do filme "O massacre da serra elétrica" refilmagem que deu origem ao longa "O massacre da serra elétrica, o início", já comentado aqui no Daiblog. Você pode conhecer melhor o trabalho dele acessando o site oficial. Clique aqui para visitar.

Veja abaixo um vídeo do artista desenhando um Tai, personagem protagonista da primeira temporada do anime "Digimon". Mais uma exclusividade da Tv Daiblog.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.