Super Hiper Mega Banner

#550-Devoção

Não é nenhuma novidade que o Brasil possui uma imensa riqueza cultural graças à miscigenação dos povos que passaram a viver nos territórios tupiniquins. Em 2008 se completam os 100 anos da imigração japonesa no país, sendo que não é apenas o povo da terra do sol nascente que passou a morar aqui. Seja da Europa, da África ou da Ásia, o Brasil herdou costumes e tradições em vários campos culturais.

O documentário "Devoção" pega um ponto em específico desta pluralidade nacional: a religião. Dirigido por Sérgio Sanz (de "Soldado de Deus"), o longa-metragem fala sobre o mito do sincretismo religioso, ou seja, a fusão de duas ou mais religiões. O termo pode soar estranho, mas, para algumas pessoas, não existe diferença entre Santo Antônio e Ogum. O filme se limita a estudar duas correntes de fé presentes no Brasil e aparentemente bem distintas: o catolicismo e o candomblé.

Photobucket

Com depoimentos de professores e historiadores, a produção volta à época da colonização e mostra como o candomblé e o catolicismo vieram de outro continente até o Brasil e como as práticas passaram a fazer parte do país. O filme mostra as diferenças e semelhanças entre as duas religiões e conta com a participação de padres e mães de santo. "Devoção" fala, antes de mais nada, de fé e de como as crenças e espiritualidades fazem parte do povo brasileiro.

Photobucket

É bem interessante acompanhar as cerimônias, que são cheias de contrastes quando vistas uma após a outra. Enquanto nos terreiros as músicas são repletas de batuques e muita dança, nas igrejas o clima é bastante diferente. Bom filme para quem quiser entender um pouco mais sobre a diversidade do Brasil.
Cotação do Daiblog:
DaiblogDaiblogDaiblog

Devoção (Brasil, 2008) Dirigido por: Sérgio Sanz. Com: Beatriz Catão, Mariza de Carvalho Soares, Jefferson Eduardo dos Santos Machado, Sérgio Barbosa Costa, Ubirajara Gomes da Silva, Gisele Margurite Cossard...

Veja aqui o trailer do filme "Devoção":

Daiblog

Exposição fotográfica

Está programado para às 19h desta sexta-feira o lançamento da exposição Cerrado: Cidade de Goiás. São no total 40 fotografias clicadas em junho deste ano pelo blogueiro Michel Toronaga. A partir das 20h da mesma noite o DJ alemão Konrad Küchenmeister (do projeto Berlin Loop Brasil) fará um pocket show com couvert artístico a R$ 7.

Photobucket

A mostra fica em cartaz até o dia 15 de setembro, com entrada fraca. O Balaio Café fica na 201 norte, bloco B, lojas 19/31. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 11h à 1h. Informações: 3327-0732 ou no site www.balaiocafe.com.br
Tecnologia do Blogger.