Super Hiper Mega Banner

#589-Jogos mortais 5

Dia 31 de outubro é o dia das bruxas e a data é mais do que apropriada para o lançamento de um filme de terror. Dando continuidade à lucrativa franquia, o filme Jogos mortais 5 chega aos cinemas com um ponto positivo: ele procura tirar muitas das dúvidas que foram criadas nas produções anteriores. Assim como o seriado Lost, o longa-metragem é marcado por reviravoltas e revelações que sempre mudam todo o curso da trama.

É o tipo de história que é indispensável conhecer desde o princípio para entender tudo. Todas as seqüências começam do ponto que a anterior terminou e na quinta parte não é diferente. O roteiro continua a história, sendo que, agora, mais do que a metade do que acontece é um flashback.

Photobucket
Cena do pêndulo

A platéia menos atenciosa pode se perder nas idas e vindas da narrativa. A película se passa ao mesmo tempo no passado e no presente. A parte atual mostra Mark Hoffman (Costas Mandylor, de A lenda de Beowulf) como o policial herói que conseguiu desvendar o caso do Jigsaw. O vilão (interpretado por Tobin Bell, de O pesadelo 2), morreu no terceiro filme. Mas isso não representou necessariamente o fim dos jogos mortais. E, mesmo estando morto, o personagem nunca esteve tão presente em um dos filmes anteriores e aparece diversas vezes em seqüências bem explicativas que mostram como ele conseguia abordar as vítimas e como as armadilhas eram criadas.

Photobucket
Jigsaw mais presente do que nunca

Os flashbacks representam boa parte da história e acompanham a investigação de um outro policial que conseguiu escapar das máquinas mortíferas. Apesar de ser superior ao filme Jogos mortais 4, a quinta parte continua sendo bem inferior às demais. O roteiro explica muitas coisas, mas deixa a desejar no quesito terror. Tirando a primeira cena do pêndulo (que pode ser vista na internet), não são muitos os momentos sangrentos. Portanto quem quiser ver novos e complexos equipamentos de tortura em prática vai ficar na vontade.

As novas vítimas que passam por provas e gincanas macabras para sobreviver servem apenas de pano de fundo para movimentar a história, que é mais supense do que terror. Em matéria de violência, é um dos mais fracos da série. A misteriosa caixa que aparece em alguns pôsteres, por exemplo, possui uma finalidade simples e decepcionante demais se for comparada com as armadilhas que aparecem nos outros filmes.

Photobucket
Agent Strahm com um capacete quadrado

Mesmo assim, Jogos mortais 5 merece destaque por explicar muitas coisas. E como já é possível se imaginar, a história planta novas sementes de curiosidade para que a bilheteria seja alta também no próximo filme. A obscura história de amor e ódio de Jigsaw com a esposa Jill (Betsy Russell) ainda vai render muito.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Saw V (EUA, 2008) Dirigido por: Saw V (EUA, 2008) Com: Tobin Bell, Costas Mandylor, Scott Patterson, Betsy Russell, Julie Benz, Meagan Good, Carlo Rota, Greg Bryk, Joris Jarsky, Mike Butters...

Veja aqui o teaser trailer de Jogos mortais 5:


Daiblog

Quem ainda não assistiu ao curta Tv alieno tem a chance de ver agora. E quem já viu pode ver novamente (afinal é bem pequeno, menos de 4 minutos de duração).

O filme será reprisado diversas vezes no programa Curtas na Tv, programa da
Tv Câmara! A primeira exibição foi ontem, dia 31. E no domingo são três exibições (de madrugada, de tarde e de noite!)

Confira abaixo os horários e programe-se para não perder:

Sexta (dia 31) às 23h;
Sábado (01/11) às 7h;
Domingo (02/11) à 1h, 14h30 e 21h30;
Terça (04/11) às 6h30;
Quarta (05/11) às 4h e
Quinta (06/11) às 5h.


A
TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Clique aqui para mais instruções de como sintonizar.

Agradecimentos também ao Laboratório Sabin que ajudou na divulgação do filme (que participou da primeira edição nacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos) e imprimiu dois lindos banners.
Tecnologia do Blogger.