#592-Sangue nas águas

O pólo aquático não é um esporte muito conhecido no Brasil, mas mesmo assim as cenas dos jogos no filme Sangue nas águas conseguem empolgar qualquer pessoa. Até porque o esporte, no longa-metragem, não é visto apenas como mais uma competição. Existe todo um significado que fez com que a partida entre a Rússia e a Hungria ficasse marcada para sempre durante os Jogos Olímpicos de Melbourne.

Inspirado em acontecimentos reais, a história se passa em 1956, ano que a Hungria lutava pela independência. O país foi invadido pelas tropas soviéticas e o povo húngaro exigia liberdade. Só que ser livre não era quase um sonho distante e foi no meio da violenta revolução que o atleta Karcsi Szabó (Iván Fenyö, de Soldado anônimo) e a idealista Viki Falk (Kata Dobó, de Instinto selvagem 2) se conheceram.

Sangue nas águas
Idealistas em busca de liberdade

Ao contrário do que se pode imaginar, Sangue nas águas não é um filme sobre o esporte em si. São poucas as cenas das partidas de pólo aquático e maior parte da trama é concentrada nas ruas de Budapeste, capital da Hungria. Foi na cidade que civis lutaram contra o exército russo exigindo que eles deixassem o país. E, enquanto a cidade era destruída e os húngaros reprimidos, outra batalha acontecia ao mesmo tempo.

Sangue nas águas
Sangue nas águas (literalmente)

As Olimpíadas de Melbourne aconteceram entre outubro e novembro de 56 e as piscinas se tornaram um campo de guerra para os dois times. A Hungria queria provar que o país não poderia ser sempre derrotado e a partida entrou para a história. O filme funciona bem como um drama histórico, com uma boa produção que recria as atrocidades e injustiças da guerra. É um filme emocionante, de um caso que merecia ser eternizado pelo cinema.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Szabadság, szerelem (Hungria, 2006) Dirigido por: Krisztina Goda Com: Kata Dobó, Iván Fenyö, Sándor Csányi, Károly Gesztesi, Ildikó Bánsági, Tamás Jordán, Zsolt Huszár, Daniel Gabori…

Veja aqui o trailer do filme Sangue nas águas legendado em português:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui